Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Grande esquema de segurança é montado para a partida entre Nacional (AM) e Corinthians (SP)

Mais de 1,5 mil pessoas estarão envolvidas na segurança dos torcedores de Naça e Timão na noite desta quarta-feira (30), na Arena da Amazônia

Voluntários da Copa foram usados na partida

Cerca de 1,5 mil pessoas atuarão na segurança da partida, considerado o quinto evento-teste para a Copa do Mundo (Clóvis Miranda)

A Secretaria de Segurança Publica do Amazonas (SSP-AM) armou uma grande operação envolvendo cerca de 1,5 mil servidores do Estado, em parceria com órgãos municipais e federais, para o jogo desta quarta-feira (30) na Arena da Amazônia, onde duelam Nacional (AM) e Corinthians (SP) pela segunda fase da Copa do Brasil e que vale como o quinto evento-teste para a Copa do Mundo.

Para esta partida foram disponibilizados 40 mil ingressos  - capacidade máxima do estádio multiuso durante o Mundial - e a expectativa dos organizadores é que a Arena da Amazônia Vivaldo Lima esteja lotada para o jogo de ida da competição nacional.

O secretário de segurança do Estado, coronel Paulo Roberto Vital, reforçou que cerca de 30 órgãos estarão integrados acompanhando toda a operação a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle Regional (CICC-R), que ficará baseada no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do Aleixo.

Assim como aconteceu nos outros quatro eventos-teste anteriores, Vital pede à população que fique atenta aos perímetros de triagem, que começaram a funcionar a partir das 16h30. O secretário ainda ressaltou que os torcedores evitem levar objetos como mastros, objetos cortantes e bolsas grandes. Tais materiais serão apreendidos e não poderam adentrar ao estádio.  

Segurança nos céus

Pela primeira vez será utilizado o sistema imageador aéreo. O equipamento será instalado em um dos helicóptero do Grupamento de Aéreo da Polícia Militar (Graer). O sistema promete gravar e transmitir imagens em tempo real, monitorando assim o evento.

“Acompanharemos as imagens geradas por essa potente câmera a partir dos centros de comando, em tempo real. O equipamento faz parte do investimento do Governo Federal visando os jogos da Copa do Mundo em Manaus”, afirmou o secretário-executivo para Grandes Eventos , Coronel Dan Câmara.

O secretário-executivo ainda ressalta o processo de triagem nos perímetros de segurança, onde somente as pessoas que adquiriram ingressos terão acesso. “Esse processo de triagem de fora para dentro garante um ambiente seguro e pacífico dentro da arena. Nos últimos jogos não tivemos ocorrências graves, graças a esse eficiente esquema montado e também ao comportamento pacífico e educado do torcedor manauense”, disse Câmara.

Já na parte interna da Arena, a segurança será feita por 500 agentes de segurança privada, os chamados “stewards”, juntamente com um grupamento policial especializado em pronta-resposta, para o caso de brigas ou tumulto entre os torcedores.

Trânsito

O trânsito no entorno da Arena também será interditado a partir das 16h30 e o transporte coletivo também terá esquema especial desde esse horário. 

O trânsito terá barreiras, com a presença de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), nos seguintes trechos: avenida Constantino Nery com avenida Torquato Tapajós, no sentido bairro/Centro, na altura do viaduto de Flores; na avenida Constantino Nery com avenida Lóris Cordovil sentido bairro/Centro (retorno); na avenida Constantino Nery com avenida Lóris Cordovil (esquina do restaurante Picanha Mania); avenida Constantino Nery com Pedro Teixeira; avenida Pedro Teixeira com rua Francisco Orellana (na altura da Fundação de Medicina Tropical); na avenida Pedro Teixeira com Belmiro Vianez; na rua Lóris Cordovil com avenida Belmiro Vianez; Lóris Cordovil com Vivaldo Lima (na altura do SPA Alvorada).

Os veículos em direção à avenida Constantino Nery no sentido bairro/Centro terão opção pelas avenidas Mário Ypiranga Monteiro e Djalma Batista.

As avenidas Pedro Teixeira e Djalma Batista poderão ser interditadas de acordo com a avaliação do comandante da operação, caso necessário, diante do fluxo de pedestres em circulação. Se houver necessidade, ao final do evento a avenida Constantino Nery será interditada também no sentido Centro/bairro, com o fluxo desviado para a avenida Darcy Vargas, onde os motoristas terão como opções as avenidas Jornalista Umberto Calderaro Filho, Efigênio Salles e Djalma Batista.

Transporte coletivo

No transporte coletivo, haverá desvio de linhas de ônibus convencionais e oferta de micro-ônibus adaptados para a acessibilidade de idosos, obesos e pessoas com deficiência (PCD), conforme planejamento da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

*Com informações de assessorias de imprensa