Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Votação aponta que Mundial no Brasil foi o melhor da história

Internautas e jornalistas afirmaram em votação no site da BBC que competição realizada no Brasil é a melhor de todos os tempos. A segunda melhor Copa foi da Itália, em 1990, e em terceiro o da Inglaterra, em 1966

Gols incríveis como o peixinho do holandês Van Persie contra a Espanha são memoráveis

Gols incríveis como o peixinho do holandês Van Persie contra a Espanha são memoráveis (Arquivo)

A Copa do Mundo do Brasil, que acaba neste domingo (13), foi escolhida pela BBC como a melhor da história - tanto em voto popular, pela internet, como na opinião de dois de seus mais experientes jornalistas. Em votação realizada na última sexta (11) no site da BBC, a Copa no Brasil foi escolhida por 39% dos internautas como a melhor da história. Em segundo lugar ficou o mundial da Itália (10,5%), em 1990, e em terceiro o da Inglaterra (8,8%), de 1966.

“Recorde de gols, mordida de Suárez, golaço de James Rodriguez, paixão, drama, e muitas cores na torcida - que Copa do Mundo tem sido essa do Brasil”, destaca o texto que traz as opiniões do redator chefe de futebol da BBC, Phil McNulty, e do comentarista mais experiente do canal, John Motson.

Na opinião de Motson, que já cobriu dez Copas, a do Brasil fica na frente das Copas da África do Sul (2010), da Alemanha (2006) e a do Japão/Coreia do Sul (2002). “A da França em 1998 era a minha favorita até agora, mas essa a destronou”, confessa Motson. Veja a seguir o que faz da Copa do Brasil a melhor da história, segundo os jornalistas da BBC:

Gols incríveis

O peixinho do holandês Van Persie contra a Espanha, o voleio do australiano Tim Cahill contra a Holanda e o golaço do colombiano James Rodriguez contra o Uruguai colocam essa Copa entre as mais inesquecíveis. Além disso, em número de gols, a Copa do Brasil só perde para a de 1998 que teve 171 gols. A marca, no entanto, ainda pode ser superada após a partida final da Copa entre Alemanha e Argentina.

Controvérsias

Entre pênaltis duvidosos e arbitragem muito criticada, a maior controvérsia de todas não podia ser outra: a mordida de Luiz Suárez no jogador italiano Giorgio Chiellin, e sua consequente expulsão da Copa e afastamento do mundo do futebol por 4 meses.

Competidores

O fato de forças tradicionais terem chegado à fase final (Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda) junto com equipes menos favoritas (como Colômbia e Costa Rica) deu a esta Copa o equilíbrio perfeito entre tradição e novas forças.

Os azarões

Depois de se classificar em primeiro lugar no grupo, deixando pra trás Inglaterra, Uruguai e Itália, o time da Costa Rica fez o papel de azarão da Copa e consquistou a torcida brasileira. “Acho que essa foi a melhor Copa do Mundo no que se refere a azarões - mais times provaram que eram melhores do que muitos de nós pensávamos inicialmente”, avalia Motson.

Minutos decisivos

“A Copa no Brasil está sendo marcada por jogos decisivos sendo decididos apenas nos minutos finais”, destaca McNulty. Dos 62 jogos disputados até agora, 30 tiveram gols marcados após os 30 minutos do 2º tempo.

Grandes jogadores

Os campos brasileiros viram jogar os maiores craques da atualidade: Messi, Neymar, Neuer, Müller, Robben, James Rodriguez.

Um jogo inesquecível

“Eu já estive em 10 Copas e tenho que dizer que a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha é o jogo mais memorável de todas elas”, decreta Motson.