Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Mais de mil atletas participarão da 37ª edição do JEAs

Cerca de 300 escolas de 35 municípios do Amazonas serão representadas na maior competição interescolar do Estado. Os alunos de melhor desempenho em suas modalidades defenderão o nome do Amazonas em campeonatos nacionais


37ª edição Jogos Estudantis do Amazonas começa nesta quarta-feira (30).

37ª edição Jogos Estudantis do Amazonas começa nesta quarta-feira (30). (Michael Dantas)

A solenidade de abertura da 37ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), acontece na tarde desta quarta-feira (30), com o acendimento da Pira Olímpica na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Atletas com deficiência estão incluídos no evento nas modalidades: atletismo, futsal, handebol, natação e o tênis de mesa. O encerramento da competição será no dia 9 de agosto.

O JEAs 2014 é uma realização da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC). De acordo com o secretário titular da Sejel, Antônio Eduardo Ditzel, a experiência em disputar os jogos escolares é um momento marcante na vida estudantil.

“Quem sabe algum deles pode vir a disputar uma Olimpíada. Claro que é preciso tempo e dedicação, mas este é o início da prática do esporte na categoria de base. Períodos de árduos treinamentos”, vislumbrou.

Destaques viajarão pelo Brasil

As modalidades individuais da categoria infantil (12 a 14) do atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, Judô, luta-olímpica, natação, tênis de mesa e o xadrez disputam uma vaga para representar o Amazonas nos Jogos Escolares da Juventude. A competição acontecerá entre os dias 4 e 13 de setembro, em Londrina, no Paraná.


As modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei acontecem no mesmo período. Já os atletas da categoria juvenil (15-17), embarcam para João Pessoa, na Paraíba. Local onde acontecerão os jogos da categoria.

Para um dos coordenadores do JEAs, o professor Ricardo Pina o objetivo dos jogos deste ano é fazer a melhor edição de todos os tempos. “Já conseguimos envolver mais de 35 municípios e temos ainda as modalidades para deficientes que este ano estão totalmente inseridas no dia-a-dia da competição. Estamos todos ansiosos.”, disse o coordenador.

Palcos das competições

Os jogos acontecerão em palcos consagrados por terem sediados grandes eventos na história do esporte amazonense. Como o ginásio Nininbergue Guerra, situado no bairro São Jorge, Zona Oeste da capital, que será o cenário de toda a competição de basquete.

A pista de atletismo do Mini Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi o local escolhido pela organização para ser receber as provas relacionadas ao esporte. O Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou receberá as disputas de skate, que pelo segundo ano consecutivo faz parte dos jogos.  A tabela de jogos está disponível no site.