Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Comunidade lusitana se prepara para receber a seleção portuguesa na Copa do Mundo em Manaus

Portugal desembarca em Manaus no dia 20 de junho para enfrentar a seleção norte-americana, em partida disputada na Arena da Amazônia. Comunidade portuguesa local aguarda seleção em ritmo de festa

Alfredo (à direita) e Humberto no pique da Copa do Mundo

Alfredo (à direita) e Humberto no pique da Copa do Mundo (Antonio Lima)

No dia 20 de junho a seleção de Portugal desembarca em Manaus, mas não para provar do bacalhau da Amazônia e sim para enfrentar a indigesta seleção norte-americana (no dia 22), em partida disputada na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, válida pela segunda rodada do Grupo G, pela Copa do Mundo. E, para receber o time do melhor jogador do mundo na atualidade, Cristiano Ronaldo, a comunidade portuguesa local prepara uma grande festa a 63 dias do Mundial.

Além de vinhos e da culinária típica dos “patrícios”, os portugueses radicados em Manaus se articulam para receber a seleção lusa com faixas, cartazes, bandeiras e uma comitiva especial. “Queremos ir recebê-los em pelos menos 200 carros com bandeiras do Brasil e de Portugal”, informou o presidente do Luso Sport Club, Humberto Figueiredo.

“Nós já temos algumas coisas (sobre os festejos) definidas. Hoje (ontem) à noite, inclusive, vamos reunir alguns portugueses no nosso Hospital Beneficente Portuguesa para definir alguns detalhes”, disse Humberto. O dirigente garantiu ainda ter confirmado a sua presença na partida na Arena da Amazônia. “Já tenho os meus ingressos. Aliás, ainda não recebi, mas já foram creditados no meu cartão”, contou.

Preparação

De acordo com o líder da comunidade lusitana em Manaus, Rui Conde, a preparação segue a todo vapor. “Nós já estamos nos preparando. Vamos fazer o nosso próprio Fan Fest nas nossas instalações (no Luso)”, disse Rui. “Estamos nos articulando também para pôr um quiosque no aeroporto e outro na Arena para distribuir um folheto pequeno e bem explicativo para quem desembarcar com informações turísticas e também de segurança”, ressaltou.

Programação

O representante da comunidade em Manaus falou também sobre a programação que está sendo traçada para os compatriotas que desembarcarem em Manaus. “No dia 03 de maio receberemos o Mario Moita, famoso cantor português que se apresentará durante um jantar que estamos fazendo. Além dele, teremos uma outra apresentação no dia 20. Esta atração, inclusive, fará um show no Teatro Amazonas”, afirmou Rui, que não revelou o nome da atração.

Entre a programação, Humberto revelou que haverá ainda uma recepção especial para os conterrâneos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “O que traçamos é uma recepção desde o Aeroporto. Pelos nossos cálculos, Manaus vai ver pelo menos 1500 portugueses na Arena. Então dá para fazer uma bela festa”, falou o mandatário da instituição portuguesa no Amazonas que já existe há 103 anos.

Uniformizadas

Para o vice-presidente do Luso Sport Club, Alfredo Viera, a expectativa é tanta que, até mesmo um uniforme especial foi confeccionado para receber o selecionável português em Manaus. “Como trabalho com equipamentos esportivos, desenvolvi uma camisa de Portugal para a nossa torcida ao custo de R$ 100, uma vez que a original custa mais de R$ 200. E a nossa comunidade tem procurado”, afirmou. E se a final for Brasil e Portugal? Se isto acontecer, Alfredo não esconde a sua opção. “Torço para Portugal. Mas se a final for entre Brasil e Portugal, quero ver o Brasil campeão”, disse o Alfredo.