Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Craque Espião: Jogador alemão Mario Götze torna-se revelação

Não se engane com a pouca idade desse alemãozinho de 21 anos de idade, que é uma das principais armas do elenco alemão na Copa do Mundo de 2014

Revelado no Borussia Dortmund, Götze foi a primeira contratação do técnico Pep Guardiola no Bayern de Munique

Revelado no Borussia Dortmund, Götze foi a primeira contratação do técnico Pep Guardiola no Bayern de Munique (Divulgação)

Foi-se o tempo em que os jogadores alemães eram todos uns cintura-dura. O jovem Mario Götze, de apenas 21 anos, é um exemplo da renovação do futebol gêrmanico nos últimos anos. Habilidoso e criativo, com visão de jogo e poder de improviso dignos de um craque do meio campo, Götze é uma das armas mais perigosas do arsenal germânico para a Copa do Mundo no Brasil.

Revelado no Borussia Dortmund, foi a primeira contratação do técnico Pep Guardiola no Bayern de Munique e até hoje a mais cara aquisição do clube bávaro. Foi de nada mais, nada menos, que R$ 97 milhões, o investimento do Bayern para contar com o jogador.

Mas não foi a cifra que causou polêmica, mas sim a mudança radical de um time onde havia feito história e se tornado ídolo para o clube cuja rivalidade o coloca em situação diametralmente oposta, acentuada pelo fato de que os dois times (Borussia e Bayern) estavam prestes a se enfrentar pela final da Liga dos Campeões da Europa.

Se a estratégia de Pep Guardiola era tirá-lo do forte time do Borussia, em que as jogadas para os gols de Lewandowski eram quase sempre criadas por ele, ou se queria mesmo contar com o jogador em seu time, ou se eram as duas coisas, até hoje não se sabe. Mas que deu certo, isso deu!

Títulos

Götze conquistou o bicampeonato alemão (2010/11 e 2011/12) e a Copa da Alemanha (2011/12) pelo Borussia; a Supercopa Europeia (2013), a Copa do Mundo de Clubes da Fifa (2013) e o Campeonato Alemão (2013/14) pelo Bayern; e ainda o Europeu Sub-17 (2009) pela Seleção.

Passe

O meia-armador tem o passe como uma de suas qualidades mais evidentes. Organizador do meio campo, é cirúrgico nas assistências e sabe interpretar com inteligência e rapidez o movimento dos companheiros. Quando falta espaço, cria.

Clube

Promessa da seleção alemã para a Copa de 2014, Mario Götze passou por poucos clubes - até pela idade - durante a carreira. Revelado no Borussia Dortmundo, joga atualmente no Bayern de Munique, saindo da segunda para a maior torcida da Alemanha. A transação, é claro, causou polêmica.

Visão de Jogo

Para um jogador tão jovem, a leitura de jogo que Mario Götze demonstra dentro de campo surpreende até quem está acostumado com a evolução tática do futebol mundial. Suas enfiadas de bola são um perigo.

Capacidade física

Por ser muito jovem, Mario Götze é capaz de imprimir grande velocidade às jogadas e ainda ter fôlego para dar ajuda na recuperação de bola. Tem 1,76m de altura, o que proporciona boa agilidade em campo, e é ambidestro.

Raciocínio

Seu modo de pensar tem muito das características do futebol alemão, ou seja, é muito coletivo. Como no Borussia ou no Bayern, gosta de por os adversários para correr atrás da bola e, de repente, numa jogada individual, enfiada de bola ou chute ao gol, pode surpreender a todos.

Comportamento

O jovem Götze é um bom menino, mas se tem uma coisa que se pode dizer dele é que é por demais distraído. Já foi flagrado por um câmera fazendo xixi ao lado do campo e já apareceu três vezes com equipamento da Nike no treino do Borussia, que é patrocinado pela Adidas.