Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Fifa Fan Fest: Saiba como vai funcionar o ponto de torcedores para a Copa em Manaus

Equipe do CRAQUE explica para os leitores de A Crítica como vai funcionar o Fifa Fan Fest Manaus, instalado no Complexo da Ponta Negra, para a Copa do Mundo de 2014

Anfiteatro da Ponta Negra recebe a concentração de torcedores

Anfiteatro da Ponta Negra recebe a concentração de torcedores (Erica Melo)

Durante a Copa do Mundo, a torcida local que vai se concentrar para acompanhar os jogos do maior evento esportivo do mundo terá sede no Complexo da Ponta Negra, onde está sendo instalada a estrutura do Fifa Fan Fest Manaus, atualmente com 38% das obras concluídas, segundo informação atualizada na noite de ontem pelo gerente de projetos da ManausCult e coordenador do evento, Aristóteles Almeida.

Ele explica como vai funcionar o ambiente festivo, onde 30 artistas regionais e 13 nacionais farão apresentações nos intervalos dos jogos do Mundial. “O Fan Fest abrirá seus portões às dez horas (expecionalmente às 11h no dia 12 de junho, abertura da Copa), horário em que começarão as apresentações, que só serão interrompidas com o início dos jogos, que em geral acontecem no período da tarde”, diz o coordenador.

Segundo ele, todos os 64 jogos do Mundial serão exibidos em dois telões: o principal, localizado no palco, será instalado hoje e tem 53 metros quadrados. Um terceiro ainda será colocado do lado de fora do perímetro do Fan Fest, para que o caso de demanda superior a 35 mil pessoas no ambiente, o que pode acontecer em dias de jogos do Brasil ou na Arena da Amazônia Vivaldo Lima.

O espaço também contará com stands de seis patrocinadores, uma praça de alimentação com cerca de 700 metros quadrados e 60 mesas, além dos quiosques já existentes na parte superior do Complexto Ponta Negra, e das bancas da praia, estas abertas apenas até as 17h da tarde, em função da legislação municipal para a área.

“Nós conseguimos manter o pensamento inicial da Fifa e mantivemos os quiosques já existentes, que permanecerão abertos”, revela o coordenador do Fan Fest, adiantando que o espaço será fechado apenas nos intervalos entre as fases da competição, em que não haverá jogos, ou seja, no dia 27 de junho, e, em julho, nos dias 2 e 3, 5, 6 e 7, e 10 e 11.

Atraso

Com apenas 38% das obras concluídas a dez dias do início da Copa, o Fan Fest Manaus está dentro do cronograma, segundo afirma o coordenador do evento, Aristóteles Almeida. “Nesse período de trabalho, o palco é um caminho crítico. Nós já terminamos o palco e agora devemos ter uma aceleração grande, com instalação do telão, amanhã, e da iluminação.

Segurança é posta em discussão

Com o valor de cinco milhões de reais (ver peça números), a estrutura do Fifa Fan Fest Manaus foi aprovada pela população. Alguns até paravam de frente para o palco para acompanhar os trabalhos de operários, que atuam mais de 12 horas por dia para finalizar a obra.

O casal Valcélia Menezes e Douglas Silva, sentavam no topo das escadas do anfiteatro, como que admirando o ambiente preparado pela Prefeitura de Manaus, pela Fifa e por seus patrocinadores. “Está muito bonita”, disse Valcéia.

Por outro lado, o casal disse que não virá para a Ponta Negra no período da Copa porque não confia na segurança do local. “Depois da reforma do complexo, melhorou muito essa questão, mas vai ter muita gente aqui e pode ser perigoso”, afirma Douglas.

Questionado sobre o assunto, o coordenador do Manaus Fan Fest afirmou que cerca de 300 seguranças particulares trabalharão dentro do perímetro do evento e cerca de 400 policiais atuarão do lado de fora, em especial em dias de jogos do Brasil.