Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Série ‘Craque Espião’ analisa o jogador mais importante da seleção da Espanha

Andrés Iniesta, craque de 30 anos bastante disposto, ajudou a modernizar o futebol espanhol e é cogitado como um dos maiores nomes na história do futebol mundial

Iniesta completou 30 anos neste mês e tem muita disposição dentro de campo

Iniesta completou 30 anos neste mês e tem muita disposição dentro de campo (Divulgação)

O tempo dirá, mas a gente arrisca: Andrés Iniesta será um dos maiores nomes na história do futebol mundial. Exagero? Claro que não! Esse craque de 30 anos, que tem na qualidade do passe o seu fundamento mais característico, ajudou a modernizar o futebol espanhol e, por consequência, virou de cabeça o mundo da bola como um todo.

É que, tanto no Barcelona quanto na seleção espanhola, o meio-campo ligeiro e habilidoso, em parceria com Xavi Hernández, “ensinou” a seus companheiros que futebol se joga com a bola nos pés e muita movimentação em campo. O famoso tike-taka (estilo de jogo com toques rápidos de pé em pé) parece inspirado no peculiar modus operandi de Iniesta, onde o passe rápido e por vezes simples exerce função de organização tática do time em campo.

Autor do gol do título na Copa do Mundo de 2010, em que a Espanha derrotou a Holanda em uma emocionante prorrogação, Iniesta conquistou tudo o que poderia ter conquistado no futebol mundial: campeonatos nacionais, Liga dos Campeões, Copa do Mundo. O único título que lhe falta no currículo é o de melhor jogador do mundo, o que, numa época de Messi e Cristiano Ronaldo, é até compreensível, embora o argentino, eleito quatro anos seguidos o melhor, deva agradecer até hoje muitos dos passes recebidos do colega de clube, sem os quais não teria marcado tantos gols.

Títulos

Haja espaço! Pelo Barcelona, foram seis Supercopas da Espanha, três Copas da Catalunha, duas Copas Del Rey, Seis Ligas Espanholas, três Ligas dos Campeões, duas Supercopas Europeias, dois Mundiais de clubes da Fifa; pela Espanha, duas Eurocopas e uma Copa do Mundo.

Capacidade física

Iniesta completou 30 anos neste mês. Ainda jovem, tem muita disposição dentro de campo. Sua velocidade e capacidade de condução de bola também lhe permite grande variedade de jogadas.

Passe

Talvez o melhor do mundo neste aspecto particular. Não só observa com incrível visão de jogo a movimentação de sua equipe, como consegue colocar a bola exatamente onde quer, aproveitando a saída da linha de impedimento no momento exato.

Raciocínio

Iniesta não pensa como um jogador, ele pensa como o time inteiro. É um maestro dentro de campo e, por isso, percebe a atuação de todos os instrumentos de sua orquestra, regendo-os com inteligência e ritmo impecáveis. A diferença é que ele também toca e, quando, inspirado, pode aumentar o volume...

Clube

Iniesta nunca jogou em outro clube na carreira. Chegou no Barcelona com 12 anos de idade. Estreou na temporada 2002-2003 sob o comando do técnico Louis van Gaal. Na temporada de 2004-2005, consolidou-se na equipe principal e conquistou o primeiro título da Liga Espanhola.

Visão de Jogo

Teria Iniesta um informante na cabine de transmissão das partidas? Porque o craque espanhol parece simplesmente ver o jogo de cima. Mesmo o telespectador se surpreende diante de suas enfiadas e lançamentos.

Comportamento

Extremamente competitivo, mas também muito racional. Iniesta não é de xingar, mas briga e defende seus companheiros com unhas e dentes, mostrando lealdade e força, apesar do tamaninho: ele mede apenas 1,70m.