Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Série ‘Que país é esse?’: Conheça o país africano de maior tradição em Copas do Mundo

Nesta quarta-feira (21), a viagem é para a terra dos ‘Leões Indomáveis’, como é conhecido Camarões, país no qual tem gastronomia, artesanato e muito mais

Eto’o é o grande destaque da seleção camaronesa para a Copa do Mundo

Eto’o é o grande destaque da seleção camaronesa para a Copa do Mundo (Divulgação)

Artesanatos e mercados populares estão entre os pontos principais da cultura de Camarões – país africano de maior tradição em Copas do Mundo e tema de hoje da série “Que país é esse?”. A seleção dos “Leões Indomáveis” está entre as oito equipes que jogarão na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, aqui em Manaus, a partir do próximo mês.

Camarões tem como capital Yaoundé, mas Douala - com museus incríveis, um aeroporto internacional e um porto, responsável pela maior parte da exportação de cacau, petróleo e café - é a cidade mais populosa do país.

Porém, Yaoundé também tem seus encantos, com muitos museus e grandes edifícios de arquitetura moderna. Mas são os safáris, por conta dos passeios entre leões e girafas (animais típicos de Camarões) que mais atraem os turistas que vão até a cidade.

O Monte Camarões - uma das maiores montanhas do continente africano, onde está um grande vulcão em atividade (a última erupção foi em 1999-2000) - está localizado na zona costeira dos Camarões (cerca de 230 quilômetros a Oeste da capital Yaoundé).

Assim como a Reserva da fauna de Dja, no Sul do país, uma das mais conservadas florestas tropicais do continente africano - e que em 1987 entrou para a lista da Unesco como um dos locais que são Patrimônio da Humanidade.

O peixe, seja de água doce ou do mar, é o alimento mais característico de Camarões.

O Ndolé, preparado com peixe apimentado e servido com amendoins, banana e mandioca, é o principal prato do país. Mas a carne bovina também é bastante consumida por lá, assim como as carnes de crocodilo e de porco-espinho.

O saboroso cuscuz de milho é outra opção da gastronomia camaronesa.

Para beber, a melhor opção é a cerveja - bebida mais popular de Camarões - fabricada e exportada para o exterior.

Copa no Brasil

Os camaroneses fazem parte do grupo A - o mesmo da Seleção Brasileira - e estreiam na Copa diante do México , no dia 13 de junho, no estádio das Dunas, em Natal. De lá os Leões indomáveis seguem direto para Manaus onde enfrentarão a Croácia, no dia 18. O terceiro adversário de Camarões será o Brasil, e a partida acontecerá em Brasília, no dia 23.

A seleção de Camarões chegará ao Brasil com o objetivo de repetir o feito do Mundial de 1990, quando chegou às quartas de final do torneio. Não faltará correria ao time.