Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Série ‘Que País é esse?’: Nesta quarta-feira (14), o trajeto do Craque é em Honduras

O Craque vai expor as principais características de Honduras, país no qual atrai turistas de várias partes do Planeta por possuir praias e cenários incríveis

Bengston é a estrela de Honduras

Bengston é a estrela de Honduras (Divulgação)

Nesta quarta-feira (14), na série “Que país é esse?” o CRAQUE vai falar sobre as principais características de Honduras - que fica na América Central e possui praias de águas cristalinas e areias brancas e finas - um verdadeiro paraíso, que atrai mergulhadores de várias partes do Planeta.

As ilhas do arquipélago da Bahia, Cayos Cochinos e alguns ilhéus de coral - são alguns dos locais mais procurados por turistas. Mas Honduras também é conhecida por sua famosa paisagem montanhosa e pelas cidades coloniais, como a capital Tegucigalpa e Comayagua.

O País possui ainda 18 parques nacionais. Um deles é o Rio Plátano - reserva da Biosfera da Unesco e patrimonio mundial da humanidade, o maior da região. A parte arqueológica também é uma atração à parte no País. Do ponto de vista arqueológico, a atração principal são as ruínas de maia de Copán.


Mas não são apenas as belezas naturais do país banhado pelo mar do Caribe, que chamam a atenção. Em dezembro do ano passado, Honduras foi apontado como um dos países mais violentos do mundo, segundo a UNODC (Escritório para assuntos de Drogas e Crimes da ONU) e figura em 120º no Índice de Desenvolvimento Humano. De acordo com Luis Fernando Ayerbe, coordenador do Instituto de Estudos Econômicos Internacionais da Unesp, Honduras é o segundo país mais pobre do Planeta, atrás apenas do Haiti. E, por isso, muitas pessoas recorrem aos crimes.

A violência inclusive, atingiu um dos craques da seleção hondurenha. Em 2007, o irmão caçula do meia Wilson Palacios foi sequestrado. Os bandidos pediram mais de US$ 200 mil (cerca de R$ 480 mil) pelo resgate.

O jogador pagou o valor, mas os criminosos não liberaram o adolescente, na época com de 16 anos. Os restos mortais dele só foram encontrados em 2009.

O futebol

Classificada para a Copa do Mundo, Honduras desembarca no Brasil, no próximo mês, com o objetivo de não fazer feio. Para isso contará com o talento do jogador Jerry Bengtson, de 27 anos, do New England Revolution dos EUA e também com os irmãos Plalacios - Wilson (do Stoke City, da Inglaterra) e Jerry (do Alajuelense, da Costa Rica) - a dupla também participou a Copa de 2010. No dia 25 de junho, Honduras enfrentará a Suíça, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, em confronto pela terceira rodada do torneio.

“Em um grupo que tem seleções como a tradicional França e a em desenvolvimento futebolisticamente Suíça, dificilmente Equador, a terceira força do grupo E, e muito menos Honduras poderão ter chances de classificação para a segunda fase da Copa. O que a equipe hondurenha quer é apenas não fazer feio no Mundial”, explica o Editor-Assistente do CRAQUE, Paulo André Nunes.

O jornalista crava que Honduras poderá, “se os deuses do futebol estiverem de bom humor, talvez empatar com os equatorianos”.