Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cerimônia de abertura do Mundial promete fortes emoções nesta quinta (12), no Brasil

Natureza, povo e futebol vão marcar a cerimônia de abertura da 20ª Copa do Mundo Fifa, que será realizada nesta quinta-feira (12), na Arena Corinthians, em São Paulo

Total de 600 artistas vão mostrar toda a diversidade brasileira

Total de 600 artistas vão mostrar toda a diversidade brasileira (Nelson Almeida/AFP)

Uma festa com a cara do Brasil. É assim que deve ser a cerimônia de abertura da 20ª Copa do Mundo Fifa, que será realizada nesta quinta-feira (12), na Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo. O show começa a partir de 14h15 (horário de Manaus) e a partida que abre o Mundial, entre Brasil e Croácia, acontece na sequência, às 16h.

Capoeiristas, ginastas, dançarinos, entre outros artistas, farão uma apresentação de aproximadamente 25 minutos. Os bailarinos, 600 no total, entrarão em campo para mostrar toda a diversidade brasileira. A direção artística do espetáculo é da belga Daphné Cornez.

O tema da festa de abertura é uma espécie de homenagem a três tesouros do Brasil: a natureza, o povo e, é claro, ao futebol que projetou o País para o mundo a partir da primeira conquista em 1958, na Suécia. Cada um desses tesouros receberá uma representação artística no Itaquerão.

Divisão

O primeiro ato será a representação da natureza brasileira com as suas maravilhas minerais e vegetais.

No segundo momento será a hora de mostrar a alegria do povo brasileiro, com toda sua diversidade e paixão pela música e pela dança.

No terceiro ato será a vez do futebol entrar em ação, representando a verdadeira paixão do brasileiro. Neste momento, uma “bola viva” iluminada entrará em campo.

O encerramento da cerimônia contará, como manda a tradição das últimas Copas, com um número musical. Na ocasião, o rapper Pitbull e a cantora Cláudia Leite, acompanhados pelo grupo baiano Olodum, vão cantar a música tema do torneio “We Are One”.

Uniforme robótico

A festa de abertura da Copa terá um momento muito especial quando um paraplégico deve voltar a andar com o uso de uma veste robótica controlada por atividade cerebral, um exoesqueleto. A expectativa é que o paciente caminhe por aproximadamente 25 metros e dê o pontapé inicial simbólico.

O projeto foi desenvolvido por um consórcio formado por 156 cientistas, engenheiros e técnicos de universidades e institutos de pesquisas ao redor do mundo. A coordenação do projeto é do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

O uniforme, que pode significar uma nova esperança a quem perdeu os movimentos, recebeu o apelido de “Exo BRA-Santos Dumont 1”, em homenagem também ao pioneiro da aviação brasileira.