Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Entenda os segredos da educação financeira

A DSOP, programa de Educação Financeira, que conta com 1.230 escolas no País, incluindo Manaus com sete, está revolucionando o ensino


A Educação Financeira por meio do DSOP, já é ensinada em 1.230 escolas do País. Em Manaus são sete escolas

A Educação Financeira por meio do DSOP, já é ensinada em 1.230 escolas do País. Em Manaus são sete escolas (Antonio Lima)

Foi priorizando seus sonhos e sabendo exatamente quanto custava e quanto deveria poupar para alcançá-los, que Reinaldo Domingos, um dos precursores no que diz respeito à Educação Financeira no País, aprendeu a ter o dinheiro como um aliado, usando-o com responsabilidade e foco na satisfação pessoal e familiar.

Para tentar saber um pouco mais de sua história de vida e suas conquistas, DINHEIRO, com exclusividade, conversou com Domingos, no saguão do hotel Blue Tree Premium, em Manaus, onde esteve no meio da semana para participar da “Feira do Empreendedor”, do Sebrae-AM.

Ao iniciar a entrevista, ele lembrou que foi com o aprendizado adquirido para ajudar as pessoas a se tornarem educadas e independentes financeiramente, que em 2009, idealizou a primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico do País, composta por 15 livros do aluno e 15 do professor, com os respectivos planos de aula. Hoje, esse sistema é adotado por diversas escolas públicas e privadas brasileiras.

Vale ressaltar, que a coleção didática originou na criação da Metodologia “DSOP de Educação Financeira”, agora adaptada ao ensino escolar. “Não se trata de um projeto isolado, mas de um projeto contínuo onde a criança terá a habitualidade de utilizar dinheiro o restante de sua vida, a educação financeira por meio do comportamento busca o equilíbrio do ser humano, da família e da criança”.

Segundo ele, o programa prioriza a criança em quatro pilares: como Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar (DSOP), passos estes que permeiam todo o ensino da metodologia e processo estudantil. “O importante é fazer com que as crianças entendam que os livros são meios (ferramentas), mas elas tem que mudar seus hábitos e costumes”, ressaltou.


Em 2012, o empresário que também é terapeuta financeiro e também preside a editora DSOP, ampliou o número de atividades de cada livro. Para o Portal DSOP, desenvolveu 12 atividades por livro, como material de apoio ao professor, e 60 atividades interativas on-line (games), para fixação do conteúdo pelos alunos. “Também temos cursos de educação financeira como extensão universitária, nas grades de graduação e complementares, além da pós-graduação que entra para definir a parte de especialização para formação de professores especializados nesse processo“, comentou.

Projetos e metas

A ousadia também faz parte do empreendedor em educação financeira. Entre os projetos e metas de Domingos, está a propagação da DSOP no mercado internacional através da maior feira de livros internacional, que será realizado em outubro, em Frankfurt, na Alemanha. , que acontece em outubro.

Outra meta no caminho da DSOP até 2019, será a abertura do seu capital financeiro e se transformar numa S/A (sociedade anônima), com capital aberto na Bolsa de Valores no Brasil e Nova Yorque (EUA).

História de vida e sucesso

Reinaldo Domingos nasceu em maio de 1961, em uma família humilde, no município de Casa Branca, cidade interior de São Paulo. Suas ideias em relação ao dinheiro fazem parte de algo concreto que aprendeu e aplicou, com excelentes resultados em sua própria vida.

Ele tinha uma vida simples, sem luxo ou extravagâncias, e com poucas possibilidades de realizar um de seus primeiros sonhos: comprar uma bicicleta. Desde pequeno percebia, por intuição, que a melhor maneira para conseguir as coisas era trabalhar e guardar dinheiro até atingir o valor necessário.

Então, para chegar a esse objetivo inicial que traçou, aos 12 anos consegue seu primeiro emprego como auxiliar de camelô na praça central da cidade. Começou assim sua poupança até finalmente comprar a bicicleta. Esse mesmo pensamento o acompanhou por toda sua a carreira de sucesso.

Reinaldo Domingos é escritor, educador e terapeuta financeiro. Autor do best-seller Terapia Financeira, presente na lista de livros mais vendidos de importantes publicações. Ele também preside a DSOP Educação Financeira e a Editora DSOP.