Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Entre ensaios no Bumbódromo, bumbás Caprichoso e Garantido promovem festas pelas ruas

O objetivo dos ensaios técnicos é ajustar o tempo das apresentações, a demarcação de posições de entrada e saída na arena e detalhes da evolução dos itens. Além dos ensaios, os bumbás realizarão as tradicionais festas “Boi de Rua” e "Ladainha"

foto ensaio

Os ensaios técnicos do Caprichoso no Bumbódromo acontecem até este domingo (22) e o Garantido começa a ensaiar a partir de segunda (23) (Winnetou Almeida)

Os bumbás Caprichoso e Garantido estão nos últimos ajustes para o 49º Festival Folclórico de Parintins, que tem início na próxima sexta-feira (27), na Ilha Tupinambarana, localizada a 369 quilômetros de Manaus. Os últimos ensaios técnicos no Bumbódromo, local onde acontece a disputa dos bois, já estão sendo realizados e, durante toda a semana, ocorrerão outras tradicionais festas da temporada bovina, como o “Boi de Rua”, do Caprichoso, e a "Ladainha", do Garantido.

Na última sexta-feira e sábado (dias 20 e 21), o Caprichoso realizou seus dois primeiros ensaios técnicos de arena, e o terceiro e último será neste domingo (22) à noite. Os ensaios técnicos do Garantido dentro do Bumbódromo, por sua vez, irão ocorrerão na segunda e terça-feira (23 e 24), onde será reproduzido o que o boi vermelho e branco pretende apresentar nas três noites de Festival.

Os ensaios técnicos servem para que as duas agremiações ajustem o tempo das apresentações, a demarcação de posições de entrada e saída na arena e detalhes da evolução dos itens, como cunhã-poranga, tribos indígenas e grupos de percussão, além da Marujada do Caprichoso e a Batucada do Garantido. A entrada para assistir aos ensaios técnicos no Bumbódromo é restrita a poucos torcedores.

Festa nas ruas

Ainda na terça (24), às 18h, antes do ensaio técnico no Bumbódromo, o Garantido realizará a tradicional “Ladainha”, uma espécie de missa criada a partir de uma promessa do fundador Lindolfo Monteverde: ele estava doente e prometeu que, se fosse curado, levaria o boi de pano para as ruas todo dia 24 de junho, dia de São João.

Até hoje o data é promovida e comemorada pela família Monteverde seguindo a tradição, de forma humilde e sempre no seu Curralzinho. Após uma sessão de rezas e preces, o bumbá e alguns itens oficiais desfilarão pelas ruas de Parintins, partindo da Cidade Garantido, na Baixa do São José, até o Bumbódromo.

O percurso do saía às ruas do Garantido sairá da avenida Lindolfo Monteverde, onde é o endereço do Curralzinho, e passará pelas ruas Armando Prado, Senador Álvaro Maia e, por fim, pela avenida Amazonas, quando chegará na Catedral Nossa Senhora do Carmo, área central da cidade. Ao longo de duas horas e meia de caminhada, o bumbá vai brincar pelas ruas da cidade e interagir com os torcedores encarnados.

Durante a “Ladainha”, os moradores fazem fogueiras em frente às casas como devoção a São João e, nesses locais, o bumbá tem parada praticamente obrigatória para festejar. Durante o percurso, o Garantido é acompanhado da Batucada, dos itens oficiais e de um carro de trio elétrico com os toadeiros do boi, como Israel paulain, Sebastião Jr. e Tony Medeiros.

Também na terça-feira ocorrerá a “Noite da Marujada de Guerra”, com início previsto para 21h no Curral Zeca Xibelão, com a presença dos itens oficiais e apresentação dos 'marujeiros'.

Já a festa “Boi de Rua” do Caprichoso será realizada um dia depois, às 20h de quarta-feira (25), onde o azul e branco também desfilará pelas ruas da cidade interagindo com brincantes e torcedores em frente às casas. A saída será da praça da Catedral N. S. do Carmo rumo ao Bumbódromo, passando pela rua Cordovil.

Visitantes

Na quinta-feira (26), a Prefeitura de Parintins realizará a tradicional Festa dos Visitantes, no estádio Tupi Catanhede, que terá como atração principal o show do cantor sertanejo Gusttavo Lima. A Festa dos Visitantes é uma grande celebração para receber os turistas e torcedores dos bumbás Caprichoso e Garantido, que a partir desta data já começam a chegar na ilha de Parintins para assistir o Festival.