Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Itens femininos se despedem do boi e se preparam para encarar novos desafios

Musas deixam o Garantido para alçar novos voos e aproveitam para agradecer ao Bumbá pelos anos de experiência e conquistas

Tatiane, Ana Luísa e Patrícia prometem fazer dessa apresentação a melhor de todos os tempos

Tatiane, Ana Luísa e Patrícia prometem fazer dessa apresentação a melhor de todos os tempos (Antônio Lima)

A 49ª edição do Festival Folclórico de Parintins será marcada por muitas despedidas dentro do Garantido. Três itens femininos do boi da Baixa de São José irão deixar a arena: Tatiane Barros (Cunhã-Poranga), Ana Luísa Faria (Sinhazinha) e Patrícia de Góes (Rainha do Folclore). Os motivos são em suma profissionais, porém todas afirmaram que sairão com a sensação de dever cumprido.

Há 13 anos integrando os itens oficiais do bumbá, três como porta-estandarte e dez como Cunhã-Poranga, Tatiane Barros deixará o Garantido para investir na sua área de atuação. Formada há quatros anos em Fisioterapia, a jovem irá fazer uma especialização em Dermato, em São Paulo, onde reside há quase um ano. “Vou procurar crescer na minha área de fisioterapia”, garantiu.

O item número 9 confessou que está se preparando psicologicamente para se despedir da arena. “Ano que vem estarei somente assistindo, mas, claro, nunca vou deixar de ajudar e contribuir com o Boi Garantido. Não deixarei de ser o item número 9 (Cunhã-Poranga) e 19 (galera). No que eu puder ajudar o boi que amo de coração, que sou apaixonada desde criança, irei fazer”.

A decisão também é uma maneira de descobrir novos talentos e de realizar o sonho de outras jovens. “Já cumpri minha missão dentro do Garantido e tenho que dar a oportunidade para outras crianças. Em Parintins, as crianças sonham em se tornar um item oficial. Existem muitas meninas lindas que almejam esse sonho”.

A bela Sinhazinha Ana Luísa Faria deixará de ser o item número 7 para fazer doutorado na Europa ou na Argentina. “Vou sair por motivos profissionais. Sou advogada, já trabalho na área, tenho mestrado e quero fazer um doutorado no final deste ano. Ele será fora e não terei como cumprir os compromissos do boi”, garante Ana Luísa, revelando em seguida que mudou bastante nesses quatro anos à frente do item.

“Pessoalmente, conheci uma parte da Ana Luísa de se doar e se abrir mais para as pessoas. O que mais me marcou nesses anos foi perceber a responsabilidade grande em minhas mãos, pois as pessoas gostam muito de você. Então, nós (itens) devemos retribuir todo esse carinho e fazer bonito na arena. Às vezes, as pessoas pensam que é fácil ser um item, mas não é! Temos uma responsabilidade extremamente grande. Me marcou nesses anos perceber que tanta gente pode lhe transmitir energias boas”.

Patrícia de Góes está se formando em Fisioterapia este ano e já está se especializando em Traumato-Ortopedia, em breve ela pretende abrir sua própria clínica, o que lhe impossibilitaria de cumprir a agenda de eventos e apresentações do Garantindo.

“Já comuniquei o presidente do boi (Telo Pinto) da minha saída, haja vista que tenho outros projetos. No boi, nós temos que deixar muitas coisas para estarmos disponíveis para trabalhos de viagens e apresentações. Esse ano foi muito complicado para mim, porque não participei de nenhuma viagem que fui solicitada, pois estava estudando muito”, disse.

“Tenho 28 anos de idade, entrei no Garantido quando tinha 18 anos, e estou saindo com a sensação de dever cumprido. Eu tenho certeza que a pessoa que for representar o item número 8 (Rainha do Folclore) irá fazê-lo muito bem, até porque ninguém é insubstituível. No que for possível, estarei ajudando o meu boi do coração”.

As três noites de apresentações do bumbá Garantido devem ser recheadas de muitas lágrimas, mas também de agradecimentos por parte dos itens femininos para a nação vermelha e branca. Em 2015, a palavra renovação marcará a nova fase do boi criado por Lindolfo Monteverde.