Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Órgãos divulgam números do 49º Festival Folclórico de Parintins

Disputa entre bumbás Caprichoso e Garantido inicia nesta sexta (27), e número de visitantes vindos em embarcações é 25% menor que do ano passado. Já no aeroporto, a expectativa é realizar cerca de 100 pousos

Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa

Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa (Márcio Silva)

Mais de 30 órgãos envolvidos na organização do 49º Festival Folclórico de Parintins estiveram reunidos na manhã desta sexta (27), na ilha Tupinambarana, para acertar os últimos detalhes para a primeira noite do evento. Segurança, saúde e fornecimento de energia elétrica estiveram entre os pontos discutidos pelos representantes de cada órgão.

Apesar do número de visitantes em Parintins ainda ser pequeno em relação ao ano passado, o titular da Secretaria de Estado de Cultura, Robério Braga, acredita que o movimento de pessoas deva aumentar nos próximos dias. “É visível que a cidade está tranquila, mas esse número deve se elevar a partir da segunda noite de apresentação dos Bumbás”, disse Braga.

Em 2013, a Capitanhia dos Portos registrou a chegada de 440 embarcações para os três dias de festival e o número de turistas chegou a 12 mil. Este ano, a movimentação de embarcações no porto está 25% menor. Até a manhã desta sexta (27), 326 embarcações já haviam atracado no município, e o número de turistas vindos de barco chegou a 9,5 mil passageiros.

No aeroporto Júlio Belém a movimentação também é tranquila e a expectativa é de realizar cerca de 100 pousos. A administração do aeroporto e a Aeronáutica informaram ainda que aproximadamente 4,3 passageiros devem desembarcar em Parintins até o fim do festival.

Um dos pontos mais preocupantes é o fornecimento de energia elétrica, que segundo os órgãos responsáveis não deve haver surpresas que comprometam a apresentação dos bumbás. O diretor de energia da Eletrobrás Amazonas Energia, Radi Oliveira, explicou que nos últimos dias foram realizadas algumas interrupções programadas, para realizar a revisão de novos grupos geradores.

Já sobre o abastecimento de energia dentro do Bumbódromo, Radi informou que o espaço possui uma geração exclusiva para o atendimento. “Estamos bem abastecidos. São 28 grupos geradores para suprir a demanda, e temos fiscais nas ruas trabalhando para assegurar que tudo ocorra dentro da normalidade”, disse. 

No quesito segurança pública, mais de 800 policiais militares e 80 policiais civis estão trabalhando da “Operação Parintins”. Além deles, homens do Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) também compõem o quadro. Os órgãos também ressaltaram que não é permitida a entrada de comidas e bebidas na arena e a proibição de fumar nos camarotes.