Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cultura de Parintins é retratada em obras de arte

Cerca de 350 quadros com temática do Boi-Bumbá e da Copa estarão expostos em quatro pontos da cidade

Exposição tem por objetivo mostrar o talento dos artistas parintinenses aos turistas

Exposição tem por objetivo mostrar o talento dos artistas parintinenses aos turistas (Antônio Lima)

Até o dia 1º de julho, os turistas que estiverem na Ilha Tupinambarana para o Festival Folclórico de Parintins poderão conferir mais de 350 telas de obras- primas de artistas plásticos parintinenses, em quatro pontos da cidade. Das obras, a grande maioria retrata a cultura indígena, algumas vezes, mescladas com o boi-bumbá e a Copa do Mundo de Futebol.

Porto

No salão do segundo piso do Porto de Parintins estarão expostas as telas que participaram do concurso de telas “Parintins Arte na Copa”, realizado pela Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP). No total são  29 obras, além de acervos com temáticas amazônicas. “Esperamos que as pessoas possam vir prestigiar nossas obras e a expectativa é de que possamos vender grande número de telas”, declarou o presidente da AAPP e índio Sateré,  Aldamir Souza.

Dentre os premiados estão dois artistas do boi-bumbá Caprichoso (Pedro Farias Júnior e Glemberg Castro). Eles  ficaram em primeiro e segundo lugares no concurso. A tela campeã retrata a beleza amazônica na figura de uma índia, a cultura local com os bois Garantido e Caprichoso, além da comida típica. Intitulado “Brasil das Cores”, a tela vice-campeã representa os dois bois na figura das araras vermelha e azul. Completam a tela uma índia e a bandeira do Brasil.   Luan Sateré, 14, índio nativo do rio Andirá, com a tela “Amazônia é minha aldeia” ficou em quarto lugar e foi o primeiro indígena a participar do evento. Ele é estudante do 1º ano do Ensino Médio em Parintins


AAPP E SETRAB

A sede da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins, na avenida Amazonas, próximo à casa de show Ilha Verde, Centro,  também servirá de ponto para a exposição de algumas telas.

Os turistas poderão conferir a 12ª Mostra de Artesanato de Parintins, que funcionará na área em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Várias telas estarão expostas, junto com trabalhos de 80 artesãos em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) de Parintins.

Artesanato

Na Praça da Prefeitura ocorre a Feira de Artesanato Indígena de Parintins, onde também os visitantes poderão conhecer e comprar produtos tipicamente caboclos.   Em todos os quatro lugares as telas poderão ser vendidas a preços que variam de R$ 100 a R$ 2 mil.