Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Parintins deve receber cerca de 70 mil turistas para o Festival Folclórico deste ano

A estimativa da Amazonastur é baseada na movimentação do aeródromo e da taxa de ocupação hoteleira do município

Bumbódromo de Parintins

Bumbódromo de Parintins (Euzivaldo Queiroz)

Pelo menos 70 mil turistas devem passar pelo município amazonense de Parintins (a 369 km de Manaus) durante as três noites do Festival Folclórico, que começa nesta sexta-feira (27) e prossegue até o próximo domingo (29). Os dados são da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), órgão do Governo do Amazonas.

A estimativa, segundo a presidente do órgão, Oreni Braga, é baseada no Boletim de Ocupação Hoteleira, dos empreendimentos do município e também na movimentação no aeródromo Júlio Belém, que este ano conta com a operação de três companhias aéreas: Azul Linhas Aéreas, Gol e MAP.

Grande parte desses turistas, aponta o levantamento, vem da capital Manaus, que continua como o principal emissor para o município. Em seguida vem Santarém, Belém, Itacoatiara e São Paulo. “Esse levantamento é importante para que, no futuro, possamos reforçar a política de promoção da festa nessas cidades e também no exterior”, informou Oreni Braga.

Ainda no levantamento da Amazonastur, os turistas informaram que permanecem em Parintins em média quatro dias, com um gasto médio diário de R$ 146.

TUDO PRONTO 

Realizado pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Parintins e patrocínio máster da Coca-Cola, o 49º Festival Folclórico de Parintins está com sua estrutura toda pronta para encantar visitantes e moradores.

Ao todo, 20 órgãos públicos e empresas estão envolvidos na realização do evento, que tem investimentos de R$ 12 milhões do Governo do Amazonas, incluindo patrocínio aos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, sonorização e iluminação dos ensaios e apresentações no Bumbódromo, além da operacionalização da festa no local.

“Todos os anos trabalhamos para fazer um festival cada vez melhor. E este ano, a ordem do governador José Melo é superar as expectativas. E é nisso que estamos empenhados”, afirmou o titular da Secretaria de Estado da Cultura, Robério Braga.

No início de junho, a Secretaria reuniu todos os órgãos, empresas e agremiações envolvidos no festival para os últimos acertos para que a maior festa do folclore popular do Brasil aconteça com sucesso e segurança para brincantes e visitantes.

Foram checados todos os aspectos que envolvem um evento dessa grandiosidade: saúde, segurança, logística, transporte, limpeza, alimentação, apresentação dos bumbás e eventos paralelos. E até o momento praticamente tudo estava afinado.

As atividades do festival iniciaram dia 24 de junho, com ensaio técnico aberto ao público de um dos bois. Dia 25 de junho, mais um ensaio técnico com portões abertos. Nesta quinta-feira, dia 26, acontece a Festa dos Visitantes, com show principal de Gustavo Lima, no estádio Tupi Cantanhede, às 21h, numa realização da Prefeitura de Parintins com patrocínio do Governo do Amazonas.

E dias 27, 28 e 29, a partir das 20h, acontecem as apresentações de Caprichoso e Garantido, na arena do Bumbódromo. A apuração será dia 30, às 11h, também no Bumbódromo.

De acordo com os dirigentes dos bumbás, a festa será grandiosa. “Se depender de nós, teremos o melhor festival de todos os tempos”, disse o presidente do Caprichoso, Joilto Azedo. “Temos feito um trabalho de melhoria no boi, enfrentamos muitos desafios este ano. Mas vamos fazer um festival lindo e emocionante”, acrescentou Telo Pinto, presidente do Garantido.