Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Points de Parintins: Turista está bem servido de opções

Amazonastur preparou um mapa que lista roteiro destinado aos visitantes da Ilha Tupinambarana, com os pontos turísticos imperdíveis

Mapa turístico de Parintins (AM) lista os atrativos que a Ilha Tupinambarana oferece aos turistas - expectativa é que o fluxo de estrangeiros aumentem

Mapa turístico de Parintins (AM) lista os atrativos que a Ilha Tupinambarana oferece aos turistas - expectativa é que o fluxo de estrangeiros aumentem (Reprodução/Amazonastur)

Os mais de 80 mil turistas previstos para chegarem à cidade de Parintins, no período do 49º Festival Folclórico, terão diversas opções de lazer e entretenimento enquanto aguardam o duelo na arena entre Garantido e Caprichoso nas três noites de apresentações dos Bumbás. O Governo do Estado, por meio da Amazonastur,montou um guia para ajudar o turista. Roteiro obrigatório para todos que visitam a Ilha Tupinambarana, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo encanta os visitantes devido a sua beleza e grandiosidade cultural e estrutural.


Localizada na avenida Amazonas, Centro, a Pedra Fundamental foi colocada no dia 16 de julho de 1960 e nunca chegou a ser inaugurada. Projetada na Itália e construída em tijolo aparentes, ela possui uma torre de 40 metros de altura. A torre conta com 162 degraus na qual do alto o turista pode ter uma visão privilegiada da cidade e do rio Amazonas. Para subir todos os degraus é necessário pagar uma quantia simbólica para ter acesso à torre.

Outro “point”que recebe sempre muitos turistas é a orla da cidade. Bares, restaurantes e passeios no local acontecem com frequência. Na orla também é possível apreciar um dos melhores pôr do sol de Parintins, nas proximidades da Praça do Comunas. O local também é destino certo para quem quer tomar uma cerveja e refrigerante gelados, além de ser ponto de encontro para boas conversas.


CENTRO HISTÓRICO

Retratando a origem da cidade de Parintins, o Centro Histórico exalta a política, cultura e economia da cidade no início do século 20. A rua Coronel José Augusto mostra um corredor arquitetônico com várias casas com cores variadas, típico no início da Cidade.

No período do Festival Folclórico, a rua Rui Barbosa é tomada por brincantes que visitam o Mercado Municipal para comprar produtos tipicamente parintinense. Os bares Chapão e Comunas, nas ruas Rui Barbosa e Caetano Pestres, são estabelecimentos que recebem um público específico: Caprichoso no Chapão e Garantido no Comunas.

BUMBÓDROMO

Além das apresentações dos bois Garantido e Caprichoso, o Bumbódromo se destaca não somente pela disputa na arena. O muro do Bumbódromo também é dividido entre Garantido e Caprichoso no quesito criatividade escultural, onde milhares de pessoas que chegam à Ilha têm que passar para fazer fotos. 


Do lado do Boi Vermelho, figuras indígenas extraindo o leite da seringueira, pescador, casa de farinha, cobra-grande, dentre outros, destacam a obra dos artistas parintinenses. No espaço do Boi Azul, peixe boi, agricultores, guerreiras amazonas, mapinguari, paisagens e lendas amazônicas retratam o dia a dia e o misticismo do povo amazônida.

ARTESANATO

No período de 26 a 29 de junho ocorre a 12ª Mostra de Artesanato de Parintins na área em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo com exposição dos trabalhos de 80 artesãos em parceria coma Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).A exposição acontece das 10h às 22h. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Quem deseja ter um contato a mais com a natureza, há os passeios turísticos de fácil localização. A Serra de Parintins fica na divisa com o Pará e possui uma elevação de 154 metros. No Morro de Santa Rita dá para contemplar belas vistas dos vales da região. O acesso aos dois lugares é por meio de barco, com duração de 40 minutos de viagem.

No lago do Macurany tem o “Flutuante da Soraya”, um píer com aterramento onde as pessoas podem tomar banho com tranquilidade e almoçar no local. O flutuante fica na Rua Agostinho Cunha, São Vicente, com entrada gratuita. Outros três balneários são muito visitados no período de alta temporada em Parintins: Praia de Taracuera, no rio Uaicurapá; Praia do Varre Vento, entre os rios Mamuru e Uaicurapá; e o balneário do Canta Galo, na avenida Gomes de Castro.

PESCA

Aos amantes da pesca esportiva, os rios Macurany, Parananema, Aninga, Zé Açu, Andirá e Uairapá são usados para a realização da prática esportiva. Todos os rios ficam nas proximidades da comunidade rural Vila Amazônia, há 40 minutos de barco.

CLIMA DE COPA

A exposição “Parintins Arte na Copa”, com obras dos artistas da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), locais estarão na área interna das dependências do porto da cidade. O horário de funcionamento será das 9h às 16h.