Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Futuro Ka sedã terá o sistema SYNC para aplicativo

Segundo executivo, a Ford deverá batizar o novo modelo com sobrenome inédito, diferentemente de outros carros como o Fiesta e o Focus

O sedã ficará pronto para o segundo semestre, algum tempo antes do Salão do Automóvel

O sedã ficará pronto para o segundo semestre, algum tempo antes do Salão do Automóvel (Divulgação)

Preocupada com um trocadilho pejorativo do termo ‘Ka Sedan’, a Ford afastou a possibilidade de batizar a versão três volumes do modelo com essa denominação. A escolha seria natural caso se seguisse o padrão visto em outros carros como o Fiesta e o Focus: “o Ka 4 portas terá um sobrenome”, adiantou um executivo durante a apresentação do conceito, em São Paulo.

A nova família Ka é um antigo sonho da montadora que não coube no projeto antigo. Como o primeiro Ka nasceu como um subcompacto para a Europa, ele foi desenhado para ter apenas 2 portas. Mesmo na profunda reestilização de 2010 o modelo continuou com portas apenas na dianteira, o que sempre limitou suas vendas no Brasil.

Agora essa situação mudará. Tanto o Ka Concept quanto o sedã já foram pensados com portas traseiras. Mas não é só. Os dois chegarão ao mercado em 2014 com a missão não só de suceder o Fiesta Rocam como também roubar vendas dos novos compactos que estão à venda hoje. A estratégia é oferecer espaço generoso, motores econômicos, tecnologia a bordo e um design atraente, embora nesse quesito o Ka sedã não seja unanimidade.

Design

O modelo apresentado nesta semana tem uma curva suave na carroceria, tendência da indústria hoje, mas uma traseira fácil de confundir com a concorrência – as lanternas, por exemplo, remetem ao Celer, da Chery. A lateral também tem frisos sobrando, mas é compreensível que o Ka não seja um primor visual, já que esse papel cabe ao New Fiesta.

Por isso a nova família deverá brigar mesmo com modelos como o up!, novo Uno e a dupla Sandero/Logan, carros que vendem mais por oferecerem um custo-benefício atraente.

O Ka hatch, mostrado em 2013, é o primeiro a chegar ao mercado, em maio. O Brasil será o primeiro lugar onde ele será vendido, mas como é um projeto global, mais países seguirão os passos daqui.