Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Volks pode ressuscitar o novo modelo GT de 1984

Versão esportiva completará 30 anos em 2014 e deve voltar como série especial

A série especial do novo Gol GT pode ficar assim, conforme o site especializado no segmento

A série especial do novo Gol GT pode ficar assim, conforme o site especializado no segmento (Divulgação)

Os primeiros anos de vida do Gol não se parecem em nada com os atuais em que o carro da Volkswagen lidera com tranquilidade o ranking de vendas no Brasil. Quando surgiu, em 1980, o hatch parecia mais um tremendo erro de marketing, tamanho foram os problemas do modelo.

Tudo começou a mudar em 1984 quando a Volks corrigiu alguns defeitos de nascença do modelo e soube criar uma versão que mudou sua imagem, a GT. Com motor 1.8 litro refrigerado a água de 99 cv, o hatch com pinta de esportivo agradava não só no visual agressivo como também nos arroubos de performance para a época. Era o início da era de ouro da mecânica da VW em que o motor AP e o câmbio de trocas curtas e precisas viraram referência no mercado, claro que infladas pelo fato de o Brasil ser um País fechado para modelos importados.

30 anos

O modelo Gol GT que a Volkswagen pode ressuscitar em 2014, para comemorar os 30 anos do modelo. Segundo apurou com exclusividade o site Blogauto (especializado no segmento automotivo), a montadora alemã já registrou a marca “Gol GT” no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pode usá-lo como uma série especial equipada com o novo motor 1.6 de 16V que estreará este ano em alguns carros da linha. O propulsor, com 120 cv, pode conferir ao modelo a esportividade necessária para justificar sua volta. O site também produziu uma projeção de como pode ficar o Gol GT 2014, com novas rodas, para-choque pronunciado e alguns elementos inspirados no Golf GTI, que chegou ao País no ano passado. O novo Volkswagen Gol GT, seguirá o exemplo do VW Gol Vintage, lançado em 2011, para os 30 anos do primeiro Gol. De acordo com o site, o modelo deverá chegar ao mercado no segundo semestre deste ano. Consultada, a Volkswagen não confirmou a chegada do modelo.

História

O Gol GT chegou às lojas em 1984, ou seja, há exatos 30 anos, e mudou o conceito de carro-esporte no Brasil. O estilo era ressaltado pelas rodas de 14 polegadas, faixas laterais e o escapamento Kadron, com duas saídas e o ronco característico que marcou toda uma geração.

O desempenho era garantido pelo motor de 1,8 litro e 99 cv, que trazia comando de válvulas do Golf GTI e outros acertos. Ele realmente deixou saudades.