Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

'Águas de março' estão muito acima da média do mês

Com índice pluviométrico muito elevado este mês, a cidade vê casos diários de alagamentos e desabamentos que causam transtornos na vida da população

Chuva 27/03 5

Chuva 27/03 5 (Divulgação)

A Defesa Civil já registrou sete ocorrências na manhã desta quinta-feira (27), entre elas, um deslizamento de barranco na Rua João Walter, bairro Compensa I, Zona Oeste de Manaus, onde oito casas, segundo os moradores, estão com risco de desabamento.

Além disso, foram registrados dois alagamentos, um na Compensa e outro na Comunidade São Lucas, uma rachadura em parede de residência no Coroado, dois riscos de deslizamento de barranco, um na Colônia Antônio Aleixo e outro no Loteamento Fazendinha, e um risco de desabamento de casa na Praça 14.

Uma equipe da Defesa Civil constatou que o alagamento ocorrido na Compensa, mais precisamente na Av. Brasil, foi causado pela obstrução de um bueiro, e que a água invadiu uma casa nas proximidades pois a mesma fora construída abaixo do nível da rua.

(Foto: Luiz Vasconcelos)

A chuva da hoje já soma 26 mm, segundo informações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e foram registradas, na estação meteorológica do Aeroporto Eduardo Gomes, rajadas de ventos de 46 km/h, por volta de 08h. O aeroporto, por sua vez, funcionou somente através de instrumentos durante parte da manhã.

Com esse quadro, o mês de março já computa 413 milímetros de chuva, ultrapassando a faixa do chuvoso, que vai de 300 a 370 milímetros, e entrando na faixa do muito chuvoso. O valor supera largamente a média para o mês, que gravita entre 240 e 300 milímetros.

A temperatura na capital atingiu hoje 22 ºC, algo incomum para a cidade mas que tem acontecido com frequência neste mês, segundo o Centro. A previsão para os próximos dias contempla mínima de 23 ºC e máxima de 31 ºC, bem como ainda mais chuvas.