Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Corpo de Bombeiros prepara apresentação para o tradicional desfile cívico-militar em Manaus

O primeiro a se apresentar é o Batalhão de Bombeiros Especial- BBE, que desenvolve atividades e treinamentos voltados para as áreas de salvamento terrestre e aquático do Estado

Corporação prepara especial para o 7 de setembro

Corporação prepara especial para o 7 de setembro (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Com um efetivo de 300 homens, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai se apresentar no tradicional desfile cívico- militar do “Dia 07 de Setembro”, que este ano será realizado na Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

A corporação, que tem 138 anos servindo, resgatando e salvando vidas, vai mostrar por meio do efetivo, de equipamentos e viaturas, como é executado o trabalho dos guerreiros do fogo em todo o território amazonense.

“Além de mostrar nossa atuação, temos o dever de relembrar o feito histórico de nossa independência, exaltar a pátria, nossos símbolos e as forças militares que zelam pela autonomia de nosso país. Isso é um exercício de cidadania”, enfatizou o Comandante Geral do CBMAM, coronel Roberto Rocha.

O primeiro a se apresentar é o Batalhão de Bombeiros Especial- BBE, que desenvolve atividades e treinamentos voltados para as áreas de salvamento terrestre e aquático do Estado. Em seguida entra o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), que tem a missão de realizar ações de combate a incêndio florestal, preservando o meio ambiente, sendo responsável ainda por coordenar, controlar, fiscalizar e executar atividades de prevenção e combate a incêndios de queimada urbana. O Comando Geral será representado pelo grupamento administrativo, que desempenha tanto atividades internas quanto operacionais. A Defesa Civil do Estado também terá representatividade, mostrando a sociedade o efetivo que atua nas situações de emergência e calamidade pública.

O desfile contará ainda com a apresentação de uma tropa especializada, composta por militares formados em Salvamento Aéreo, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Salvamento em Altura, Combate a incêndio, Mergulho e Atendimento pré-hospitalar.

Ao todo 34 viaturas, terrestre e aquática, também serão apresentadas no evento (caminhões de combate a incêndio, unidades de resgate, motocicletas, veículos de apoio auto-rápido, plataforma, lanchas e quadricíclo).

Conquistas

Em 2014, ao Comando do coronel Roberto Rocha, o CBMAM foi marcado por grandes conquistas, com a como a criação do Comando de Bombeiros de Salvamento Aéreo e Resgate (CBSAR); implantação do Pelotão Destacado de Rio Preto da Eva e do Pelotão Independente para atendimento Urbano em Tabatinga; Capacitação de militares em busca e resgate em estruturas colapsadas; reformas estruturais no quartel do Comando Geral e no Batalhão de Bombeiros Especial; Reestruturação da Diretoria de Serviços Técnicos; Terceirização do fornecimento da alimentação; implantação do auxílio-alimentação; Adequação do fardamento operacional das equipes de salvamento aos padrões internacionais.

A corporação conta atualmente com um efetivo de 756 militares (entre especialistas em Atendimento pré-hospitalar, Combate a Incêndio Florestal e Urbano, Busca em regiões de Selva e em Estruturas Colapsadas, Salvamento Aquático, Mergulho, Salvamento em Altura e Resgate Aéreo), além de 109 viaturas de combate a incêndio e apoio terrestre, 19 embarcações para ações aquáticas e um helicóptero para operações aéreas.

*Com informações de assessoria de comunicação.