Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Folia em Manaus terá toda a estrutura e segurança

Polícia, Detran, Manaustrans, Semsa e Eletrobras Amazonas Energia garantem a realização tranquila da folia momesca

Somente para a banda do Boulevard, hoje, a Polícia Militar escalou um efetivo de 350 homens de diversas unidades

Somente para a banda do Boulevard, hoje, a Polícia Militar escalou um efetivo de 350 homens de diversas unidades (Euzivaldo Queiroz)

Faltando uma semana para o carnaval a folia nas ruas já começou e hoje, dez bandas devem animar os foliões em vários pontos da cidade. Para garantir a segurança e o conforto de quem pretende aproveitar o domingo para cair no samba um esquema na segurança e no trânsito foi organizado pela Policia Militar e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans).

Segundo o coronel Aroldo Ribeiro, quatro mil policiais militares vão estar nas ruas durante todo o período de carnaval. “Serão 1,5 mil policiais a mais trabalhando para garantir a segurança dos brincantes, somente na banda do Boulevard que ocorre no domingo hoje serão cerca de 350 policiais atuando”, disse o coronel.

Boulevard e Hégua

Com a música ‘Eu Quero Manaus Padrão Fifa' uma das bandas mais tradicionais de Manaus pretende levar para as ruas do Boulevard a partir das 15h ao menos 120 mil foliões para festejar o carnaval com marchinhas e samba.

De acordo com um dos organizadores da banda, Beto Balanço a música desse ano aborda, em aspecto crítico, a realização da Copa, além de apostar também na capacidade de superação do povo amazonense, como a restauração do centro histórico da capital, o futebol e a utilidade pós-copa da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. “A novidade em 2014 é o camarote para convidados que será colocado na rua e a participação de Ito Melodia, da escola de Samba União da Ilha do Governador interpretando o samba” disse.

Outra opção para o domingo será no Educandos, na Zona Sul, com a banda da Baixa da Hégua também a partir de 15h, na rua Inocêncio de Araújo, na orla do Amarelinho. Estão confirmadas na festa a banda 100% Abusado e Frutos do Pagode.

Trânsito

Para garantir a segurança de pedestres e condutores nos trechos destas e outras bandas, a Prefeitura vai disponibilizar um efetivo de 350 agentes para monitorar o tráfego . Algumas ruas no entorno das folias serão interditadas, exigindo atenção por parte dos condutores. Entre as ruas que terão parte de seus trechos interditados, está a avenida Brasil, na Compensa; parte da Dez de Julho, José Clemente e avenida Eduardo Ribeiro, no Centro; além de parte do Boulevard Álvaro Maia.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também estará nas ruas realizando blitz da Lei Seca em vários pontos.

De acordo com o presidente do Detran, Leonel Feitoza, dez equipes vão estar trabalhando até o final do domingo para garantir um trânsito mais seguro e sem acidentes. “Na próxima semana mais equipes estarão nas ruas intesificando a orientação aos condutores”, disse o presidente.

Energia é cuidado necessário

A Eletrobras Amazonas Energia divulgou os procedimentos para que as agremiações e associações, responsáveis por realizar as bandas e blocos de rua, possam proporcionar uma festa segura aos seus foliões.

A primeira providência é solicitar a ligação provisória de energia elétrica para o local onde serão realizados os eventos. Para isso, os representantes devem comparecer com antecedência mínima de cinco dias da data do evento apresentando ofício contendo informações básicas do evento; como por exemplo a data e horário da ligação e do desligamento; declaração da carga a ser utilizada; se possível, informar o número do poste onde será realizada a ligação. A empresa possui uma tabela que define a potência de cada equipamento a ser utilizado, tais como: amplificador de som, condicionador de ar, lâmpadas. A carga é calculada e a assistência técnica é providenciada.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) também vai para as ruas orientar os foliões através de panfletos de orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, em todos os 61 municípios do interior e na capital.

Doenças

A programação segue até 14 de março e inclui a distribuição de 1,2 milhão de preservativos, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em unidades específicas.