Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Bairro é referência em serviços e produtos para veículos

Em apenas uma avenida é possível encontrar várias lojas de auto-peças, acessórios, além de oficinas para carros e motos

Ao longo da avenida Tarumã é possível encontrar desde loja de auto-peças à oficinas especializadas

Ao longo da avenida Tarumã é possível encontrar desde loja de auto-peças à oficinas especializadas (Foto: Márcio Silva)

O bairro das lojas de auto-peças, acessórios para carros e oficinas. Assim ficou conhecido o bairro Praça 14 de Janeiro, na Zona Sul de Manaus, um dos bairros mais antigos da cidade.

As primeiras lojas começaram a ser instaladas há mais de 30 anos na avenida Tarumã, umas das mais movimentadas.

Atualmente, os pontos comerciais direcionados a automóveis e motocicletas já tomaram outras ruas de grande movimento do bairro, como a Major Gabriel e a Visconde de Porto Alegre.

Locais de troca de óleo e para-brisas, de reforma do estofamento, lanternagem, lojas de venda de peças, acessórios e até mesmo tintas para carros, podem ser encontradas na mesma área. Somente na avenida Tarumã, são mais de 40 lojas para veículos.

“Desde que comprei meu primeiro carro, um Chevette, há 15 anos, venho comprar peças e consertar meus carros na Praça 14. Já é um local tradicional. Hoje já estou no quarto veículo”, afirmou o contador Augusto Vieira, 45.

A tradição teve início com a instalação da primeira loja de peças e acessórios de carros do bairro, a Auto Peças Benayon, há 38 anos.

De acordo com a sócio-proprietária do local, Sarah Benayon, 42, em maio de 1972, quando o pai dela, o empresário Adilson Benayon, chegou ao bairro, começou a montar uma loja modesta, quase no final da rua Tarumã.

“Com o tempo, o negócio foi crescendo e tivemos que alugar um prédio maior para ampliar os serviços. Hoje é uma empresa de família”, destacou.

Sarah relatou que, ao longo dos anos, outras lojas de acessórios foram se instalando no local. “Uma loja foi puxando a outra. Em uma lado da rua você pode alinhar o carro, mais à frente colocar som ou insulfilm. Está tudo perto um do outro”, relatou.

Outro ponto comercial que está instalado há mais tempo na Tarumã é o Vera Lúcia Tintas. Vendendo tintas para veículos há pouco mais de 35 anos, o aposentado Jorge Michael Harraquian, apontou que alugou o ponto comercial para “ajudar a passar o tempo”.

“Quando cheguei aqui havia poucas lojas. Assisti a maioria deles abrindo e essa avenida de comércio de peças e acessórios para carros se formando”, disse.

Concorrência

A concorrência entre os pontos comerciais não assustou a maioria dos comerciantes da Praça 14. De acordo com Sarah Benayon, a loja tem clientes fiéis que procuram o local desde quando foi instalado.

“Entendemos que tem espaço para todos. As pessoas se acostumaram a vir porque têm condições de comparar preços e a qualidade”, apontou.

Em outros bairros

Os proprietários das lojas de acessórios para carros da Praça 14 de Janeiro informaram que, nos últimos anos, o movimento de clientes tem diminuído. Eles atribuem a redução nas vendas ao crescimento de pontos comerciais em outros bairros da cidade.

O comerciante André Luiz Coelho, 37, que há dez anos tem uma loja de instalação de aparelhos de som, venda de acessórios e insulfilmes no local, relatou que o movimento começou a reduzir com o desenvolvimento do comércio do ramo em bairros como Alvorada, Cachoeirinha e mesmo em bairros da Zona Leste da cidade.

“Perdemos alguns clientes nesses bairros, mas acredito que a tradição da Praça 14 fala mais alto. Tenho clientes que moram muito longe e preferem vir para a Tarumã consertar o carro”, disse.

Expansão

As primeiras lojas começaram a ser instaladas há mais de 30 anos na avenida Tarumã, umas das mais movimentadas. Atualmente, os pontos comerciais direcionados a automóveis e motocicletas já tomaram outras ruas do bairro.