Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cobrança do IPTU 2011 começará em junho

Distribuição dos carnês de pagamento do imposto será feita a partir de maio

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os contribuintes de Manaus terá vencimento a partir de junho. A informação é do secretário
Municipal de Finanças (Semef), Alfredo Paes. Segundo ele, a Prefeitura iniciará a distribuição dos carnês de pagamento em maio.

Alfredo Paes explicou que a mudança da data de vencimento deve-se ao levantamento cadastral e mapa cartográfico da cidade, trabalhos realizados ao longo do ano passado já em fase de conclusão. “Queremos lançar o IPTU 2011 com base neste novo cadastro, e assim, cobrar o imposto de forma justa e mais transparente”, acrescentou Paes.

Com o recadastramento, aproximadamente 123,3 mil imóveis foram incluídos na base atual, maioria deles levantados na zona norte da cidade, onde o cadastro imobiliário era praticamente ausente.

De acordo com o levantamento da Semef a base cadastral de IPTU possui um total de 345 mil imóveis cadastrados, e a expectativa de arrecadação com o imposto em 2011, é de R$ 120 milhões.

Transparência
Com a conclusão dos trabalhos de aerofotogrametria, que resultará em um mapa completamente digital da capital amazonense, os contribuintes poderão ter acesso aos seus dados cadastrais contendo todas as características do seu imóvel e terreno, tudo pela internet. Segundo o secretário da Semef, os testes do sistema começarão a partir de abril, e logo estarão disponíveis para consulta.

Taxa de lixo
Quanto à taxa de lixo, Alfredo Paes explicou que a decisão sobre a forma de cobrança será tomada somente após a conclusão do mapa digital da cidade. “A legislação diz que a taxa deve ser cobrada, mas o assunto será discutido com o prefeito assim que concluirmos os trabalhos de recadastramento”, explicou.