Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Polícia Militar do AM terá novo concurso público em 2012

Ao todo serão 2,5 mil novas vagas. Anúncio foi feito pelo governador Omar Aziz durante posse do novo secretário de segurança do AM, Zulmar Pimentel.

Novo secretário de Segurança Zulmar Pimentel fez questão de cumprimentar o ex-comandante da PM, Coronel Dan Câmara

Novo secretário de Segurança Zulmar Pimentel fez questão de cumprimentar o ex-comandante da PM, Coronel Dan Câmara (Bruno Kelly)

O Governador do Amazonas, Omar Aziz, reafirmou nesta segunda-feira (21), durante a posse do novo secretário de Segurança Pública, Zulmar dos Santos Pimentel, que vai investir cerca de R$ 200 milhões para reforçar a segurança pública do Estado. Dentre as medidas anunciadas, estão o programa Ronda do Bairro, a aquisição de equipamentos para as Polícias Civil e Militar, a qualificação de policiais e a realização de um novo concurso público, em 2012, para contratar 2,5 mil policiais militares.        

“Para que tenhamos em cada uma das 190 áreas da cidade de Manaus dois policiais é preciso fazer concurso para dotar a cidade de um policiamento ostensivo. Com a polícia na rua, presente ao lado do cidadão, você vai diminuir os índices de criminalidade”, disse o governador, que prometeu autonomia ao novo secretário e disse que vai acompanhar de perto todo o andamento das ações que irão reforçar a segurança pública estadual.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Zulmar dos Santos Pimentel, outra prioridade de sua gestão será a maior integração entre as Policiais Militar, Civil e Federal, os órgãos judiciários e os ministérios públicos. “Vamos fazer um trabalho essencialmente preventivo que é o que efetivamente reduz a violência. Iremos priorizar a repressão aos crimes contra a vida, o patrimônio e o tráfico de drogas”, disse.        

Para a implementação do Ronda do Bairro, o que está previsto para julho deste ano, o Governo do Estado vai comprar novos equipamentos e investir na qualificação dos policiais para ampliar a atuação em ações de prevenção e combate a criminalidade nos bairros da capital.        

“O policiamento presente ao lado da população dá uma tranquilidade muito grande. Se você sabe que tem policiais 24 horas dando segurança, você fica muito mais tranquilo. Com essa nova metodologia de trabalho, todas as viaturas que vão fazer o Ronda do Bairro terão câmeras para filmar toda a ação policial. Isso ajuda a profissionalizar mais”, enfatizou o governador.        

De acordo com Omar Aziz, dentre as ações de reforço da Segurança Pública, o Governo do Amazonas também priorizará a implantação de programas sociais voltados a adolescentes e crianças, com a finalidade de evitar o ingresso na criminalidade. “Ao mesmo tempo em que vamos investir em novos equipamentos, na valorização dos policiais, principalmente em condições de trabalho, vamos investir no jovem e adolescente para que ele não caia no crime”, disse.        

Zulmar Pimentel dos Santos nasceu em 23 de novembro de 1950, em Manaus, Amazonas. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (1979). Concursado na Polícia Federal desde 1975, Pimentel ocupou cargos públicos em vários Estados brasileiros. O último foi em Recife onde estava exercendo a função de Corregedor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Atuou também em Brasília, Belo Horizonte (MG), Ponta Porã (MS) e Rio de Janeiro, onde recebeu o título de Cidadão do Estado, em 16 de agosto de 2005, em reconhecimento por seu valor como profissional e homem público.

O novo titular da SSP é reconhecido pelo trabalho exercido durante mais de 35 anos de carreira na Polícia Federal, onde  chegou a ser diretor executivo do Departamento de Polícia Federal e trabalhou em casos policiais conhecidos, como o de PC Farias e várias operações de grande porte, entre as quais Galiléia, Praga do Egito e Canaã.