Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Seduc abre inscrições para escolas de tempo integral em Manaus e município do interior

Para o ano letivo de 2013 o governo do Estado oferecerá 2.398 vagas para Cetis e escolas de tempo integral. As inscrições devem ser realizadas nesta semana. As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente até o dia 30 de novembro (sexta-feira)

Fachada do Centro Educacional de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga, onde os alunos foram barrados na manhã desta terça (13) por estarem usando calça jeans

Seduc abre vagas para escolas de tempo integral e Cetis (Luiz Vasconcelos)

A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), iniciou nesta segunda-feira (26), o processo de inscrições para a obtenção de vagas em 2013 nas escolas públicas estaduais de tempo integral, incluindo os Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis). Por meio do processo de seleção serão abertas 2.398 vagas para todos os níveis de ensino. Serão disponibilizadas vagas para 22 escolas de tempo integral da Seduc, sendo 21 localizadas em Manaus e uma em Parintins

As inscrições deverão ser feitas entre os dias 26 e 30 de novembro no período das 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 21h de forma gratuita em qualquer unidade de ensino, com exceção para as escolas que ofertam vagas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, cujas inscrições deverão ser feitas especificamente no estabelecimento no qual se deseja ingressar.

Os interessados ou seus responsáveis legais devem atentar para os critério e pré-requisitos que constam no edital de seleção que está disponível integralmente no site da instituição.

No ato de inscrição, o aluno interessado (caso seja maior de idade) ou seu responsável legal deverá apresentar cópia e documento original de seu RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência (preferencialmente conta de energia elétrica) e boletim escolar original contendo as notas dos três bimestres do ano de 2012. Para os alunos da rede pública estadual (Seduc) o boletim é opcional, uma vez que os dados escolares de cada aluno já constam no sistema *online* da Secretaria para verificação.

Conforme edital, as inscrições para as escolas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental deverão ser feitas na própria escola onde se deseja ingressar mediante preenchimento de questionário sócio-econômico, o qual servirá de base para a seleção nesta modalidade de ensino. Para estes candidatos, além dos documentos citados acima será necessária a apresentação de comprovante de renda familiar (declaração de próprio punho, declaração de imposto de renda, declaração de participação em Programas Sociais do Governo Federal,Estadual, Municipal ou similares).

De acordo com a Seduc, o resultado do processo seletivo para as escolas de tempo integral será divulgado até o dia 17 de dezembro no site da Secretaria, já com as indicações de procedimentos para a efetivação das matrículas.

Critérios

Tendo como base a Lei Federal 9.394 e resoluções do Conselho Estadual de Educação, a seleção para as escolas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e para todas as de ensino médio terá como primeiro critério para a concessão das vagas a proximidade residencial do candidato, ou seja, o mesmo residir nos bairros ou sub-bairros que estejam no raio de dois quilômetros da escola desejada.

Como segundo critério se observará a menor idade entre os concorrentes e, havendo empate, a análise das médias escolares dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática obtidas até o 3º bimestre do ano corrente (2012).

Específico

Por ser administrado conjuntamente pela Seduc e pela Polícia Militar do Amazonas, o Ceti Marcantônio Vilaça 2, localizado no bairro da Cidade Nova, terá um processo seletivo específico com 30% de suas vagas destinadas a dependentes de Policial e Bombeiro Militar do Amazonas e 70% destinadas à população civil, com as inscrições para os dependentes militares devendo ser realizadas exclusivamente na própria escola.

Benefício

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, com a oferta das mais de 2,3 mil vagas para o ensino em tempo integral o Governo do Estado procura beneficiar comunidades de todas as zonas da cidade de Manaus e também de Parintins, município que já conta com um Ceti.

“A ampliação da rede de ensino de tempo integral é uma das políticas do Governo do Estado que vem gerando grandes benefícios à população. Para o ano letivo de 2013 ofertaremos 2.398 vagas cujo processo de seleção estará aberto a todos os interessados a partir da próxima segunda-feira, sendo necessário atentar para os critérios que constam no edital”, explicou o secretário.