Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Aparato integrado de segurança voltará a ser utilizado no jogo da Copa do Mundo desta quarta (18)

O Plano Integrado de Segurança, reúne cerca de 30 órgãos de todas e também vem sendo empregado nos eventos da Copa em Manaus

As ações operacionais para a Copa foram apresentadas nesta sexta-feira (13) em coletiva à imprensa

As ações operacionais para a Copa são geridas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) (Michael Dantas)

Toda a estratégia e o aparato de segurança utilizados pelo Governo do Amazonas no jogo entre Itália e Inglaterra, no último dia 14 de junho, em Manaus, voltarão a ser empregados nesta quarta-feira (18) durante o segundo jogo da Copa do Mundo na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, entre as seleções da Croácia e Camarões. O Plano Integrado de Segurança, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), reúne cerca de 30 órgãos do Governo do Estado e das esferas federal e municipal e também vem sendo empregado nos demais eventos da Copa realizados em Manaus, assegurando a tranquilidade da população e de turistas.

O coordenador geral da operação no Estado, o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que toda a operação estará sendo acompanhada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), onde tem assento todos os órgãos envolvidos com a segurança da Copa do Mundo, como as Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), entre outros.

Vital disse que diariamente o CICC-R, por intermédio de seu coordenador, coronel Dan Câmara, faz reunião com o comando nacional da operação de segurança nas cidades-sede, em Brasília, para avaliar as ações anteriores e corrigir rumos e estratégias para o próximo evento. "Todos ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado pelos órgãos em operação no primeiro jogo na Arena. Afinal, em vista do que se tem visto país afora, em Manaus tivemos apenas dois TCO (termos circunstanciados de ocorrência) para dois torcedores que portavam rojões no perímetro de segurança da Arena", disse Vital.

Até mesmo no Fan Fest da praia da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, que recebeu mais de 48 mil pessoas, segundo dados fornecidos pela Prefeitura de Manaus, foram registrados oito casos de perda e furto de celular e de documentos pessoais na Delegacia Móvel que é montada pela Polícia Civil no balneário público. Em toda a cidade no dia 14, foram registrados dois homicídios na zona sul de Manaus, à noite, após o jogo.

Camaroneses e croatas na arena

A operação do sistema de Segurança Pública na cidade e na Arena da Amazônia vai envolver cerca de 5 mil servidores do Estado e de órgãos estaduais, federais e municipais integrantes do Plano Operacional Integrado, sob a coordenação do CICC-R.

Só da Polícia Militar, responsável pela triagem de todo o público que entra no perímetro de segurança da Arena, serão empregados cerca de 1.200 policiais, em acréscimo ao efetivo que já é empregado no policiamento ordinário do programa Ronda no Bairro. “Apenas os profissionais e veículos credenciados e os que possuem ingressos passam por esses locais”, afirmou Vital.

O plantão nas delegacias da Polícia Civil nos distritos integrados (DIP) próximos ao estádio, como o 10º, o 12º e as delegacias de Grandes Eventos e Móvel, serão reforçados, afirmou o delegado-geral Josué Rocha.

O secretário Vital disse que todo o esforço dos operadores do plano de segurança é assegurar que torcedores e turistas vão e deixem a Arena com tranquilidade, e possam repetir a bonita festa do primeiro jogo. "Todos puderam acompanhar a ampla repercussão positiva da hospitalidade e do espírito pacífico e ordeiro do amazonense. A segurança está pronta para cooperar de novo para Manaus aparecer bem para o mundo", afirmou.

Interdições

O coordenador de operações e diretor do Manaustrans, Antônio Costa Neto, disse que o entorno da Arena terá interdições a partir das 9h de quarta-feira para dar mais comodidade na circulação do público nas vias fechadas, como Pedro Teixeira, Constantino Nery, Lóris Cordovil e Djalma Batista. No jogo anterior, essa interdição começou às 6h.

Costa Neto disse que a avenida Constantino Nery no sentido Centro-bairro será interditado só às 13h. Para o tráfego no sentido inverso, a interdição é a partir das 12h. A interdição da avenida Djalma Batista é a partir das 14h. "Nesse perímetro de segurança só embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo, que têm linhas diretas para a arena", disse o diretor.

Olho eletrônico 

O coordenador das operações a partir do CICC-R, coronel Dan Câmara, disse que o aparato de segurança conta com o valioso apoio de câmeras de monitoramento na área da Arena da Amazônia, no Fan Fest e em 18 pontos de interesse do plano de segurança. "Nesses locais, teremos quase 300 câmeras acompanhando toda a movimentação, auxiliando bastante a atuação das forças de segurança", afirmou.

Além disso, o CICC-R vai empregar plataformas móveis de monitoramento e a supercâmera do imageador aéreo acoplada em helicóptero, que gera imagens em tempo real e em alta resolução para os coordenadores dos órgãos no comando e controle da operação. "O nosso vídeo wall de 11 metros de comprimento permite que tenhamos perfeito acompanhamento também pelas câmeras do que está sendo executado no terreno. Daí, a solução de qualquer problema é facilitada", afirmou.

Serviços disponíveis ao turista

Disque-Turista - A SSP-AM disponibiliza ao turista o atendimento personalizado pelo 190. Em situação de emergência, basta discar o número de emergência de seu país de origem que a tecnologia do Ciops direciona o atendimento para o 190, onde um operador falará em inglês, italiano, espanhol ou francês.

Delegacia Móvel - Embarcada em um ônibus bem equipado, a unidade da Polícia Civil funciona no Fan Fest Ponta Negra, diariamente. A ideia é facilitar o socorro imediato a quem precisa registrar uma ocorrência.

Polícia Turística - O turista encontra no Porto de Manaus, no aeroporto internacional Eduardo Gomes e nos pontos turísticos do Centro histórico um posto da Polícia Civil pronto para acolher qualquer situação que lhe afete. A Polícia Militar distribui cartilha com informações multilíngues e mantém policiais habilitados em vários idiomas para atender o turista.

Socorro aéreo - O Corpo de Bombeiros vai empregar a partir deste dia 18 um helicóptero exclusivo para resgate e socorro a feridos.

Policiamento fluvial e ambiental - O Batalhão Ambiental da Polícia Militar usará 12 lanchas rápidas para o patrulhamento fluvial da orla do rio Negro, principalmente nas áreas dos hotéis de selva. 

Auxílio de saúde - O sol forte, a alta temperatura e a consequente desidratação têm levando muita gente a passar mal, sobretudo na área do Fan Fest Ponta Negra. O Corpo de Bombeiros mantêm postos no local para dar o primeiro atendimento.