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Aplicativos no dia a dia da empresa

Integrar todos os funcionários e deixar dados acessíveis de qualquer lugar da cidade são algumas das vantagens proporcionadas por softwares corporativos

Gerente geral da Labsa Hospitalar, Clodoaldo Lourenço disse que gestão melhorou bastante com o Google Apps

Gerente geral da Labsa Hospitalar, Clodoaldo Lourenço disse que gestão melhorou bastante com o Google Apps (Bruno Kelly)

O número de empresas que utilizam aplicativos para otimizar sua gestão e o dia-a-dia não para de crescer no mundo. Se o movimento antes era encarado como tendência, hoje ele se tornou praticamente uma necessidade.

O crescimento estimula um mercado cada vez mais concorrido, que atrai a atenção de empresas poderosas. O Google, que é um dos líderes no segmento e já atua em diversos empreendimentos mundo afora, com seus Google Apps. O pacote de produtividade é baseado na “nuvem” que permite que as equipe conectem-se e trabalhem em qualquer lugar, e com qualquer tipo de dispositivo.

Em Manaus, a distribuidora de produtos hospitalares Labsa Hospitalar é um exemplo de empresa que consegue manter todos os seus funcionários “conectados” através do Google Apps.

A Labsa foi fundada há três anos e no começo de sua gestão,  o funcionário que estava fora do escritório e precisava disparar um pedido, tinha que entrar em contato com o escritório central, no bairro Adrianópolis,  pelo telefone. Os pedidos ainda eram inseridos em uma planilha manualmente. A agenda também era organizada de forma manual o que consumia muito tempo e recursos. Ao conhecer o Google Apps, a empresa resolveu apostar nas ferramentas e acertou.  Atualmente todas as ferramentas estão integradas com os smartphones e tablets dos 12 funcionários da Labsa, que podem consultar tabelas e fazer pedidos na hora.

Para o gerente geral da Labsa, Clodoaldo Lourenço, o dinamismo nas operações do dia-a-dia é o principal benefício da integração proporcionada pelo Google Apps. “O custo benefício é muito grande. Em relação às vendas, você faz com que as coisas sejam resolvidas mais rápidas. O vendedor consegue fazer tudo na rua, verificar o estoque. O entregador, que também se informa via aplicativo, já sabe onde deixará o pedido. Estamos muito satisfeitos”, contou Clodoaldo, que escolheu o editor de texto e de planilhas oferecido pelo Google, como um dos principais facilitadores de seu trabalho. “Você consegue compartilhar um mesmo arquivo com várias pessoas e todas podem editar o arquivo ao mesmo tempo. A atualização é automática para todos. O email corporativo também é muito útil”, frisou.

A Labsa também procura sugerir ao Google a criação ou o aperfeiçoamento de alguns aplicativos. “Pedimos, por exemplo, que eles disponibilizassem um gerenciador de tarefas. A agenda deles tem este serviço, mas ainda não é o que precisamos”, disse Clodoaldo.

Segundo a Head de Marketing do Google Enterprise na América Latina, Izabelle Macedo, as ferramentas do Google asseguram um ganho de produtividade para empresas de qualquer porte e região do país, pois garantem a agilidade no compartilhamento de informações.

Mercado em crescimento

O mercado de mobilidade e aplicativos corporativos deve movimentar cerca de US$ 40 milhões em 2014, segundo levantamento apresentado pela Tata Consultancy Services.

O estudo apontou ainda que metade das empresas está mudando sua forma de se relacionar com o mercado por exigência dos funcionários e 43% para aumentar a competitividade. Estes números mostram que muitas empresas já estão cientes da necessidade de reformular seus meios de atuação e interação com o cliente e o meio corporativo. A utilização de plataformas móveis é 63% mais barata do que os demais recursos disponíveis para impactar clientes e usuários na web. No entanto, ainda há alguns desafios a serem enfrentados pelas companhias que buscam se desenvolver no setor, como a falta de recursos locais, infraestrutura limitada, falta de mão de obra especializada, além de eficientes modelos de entrega e governança.

Para Siva Ganesa, Vice-Presidente e Diretor Global de Serviços e Garantias da TCS, além de investir em plataformas móveis, as empresas também precisam melhorar os setores de TI e Desenvolvimento como forma de garantir o funcionamento e o constante aperfeiçoamento de seus serviços.