Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Banda da Bica sai neste sábado (22) para a alegria dos foliões

Em sua segunda edição sem o português Armando Soares, inspirador da festa, a Bica promete atrair 50 mil pessoas para a folia, cujo tema este ano é a Copa

Folia ocupa a rua Dez de Julho, no Centro, e anima o Sábado Magro

Folia ocupa a rua Dez de Julho, no Centro, e anima o Sábado Magro (Arquivo AC)

Uma das bandas mais tradicionais do Carnaval de Manaus, a Banda Independente da Confraria do Armando (Bica) sai neste sábado, a partir das 16h, na rua Dez de Julho, Centro. A expectativa é que mais de 50 mil foliões compareçam à festa.

Criada por frequentadores do Bar do Armando, ela tem como principal característica a irreverência das marchinhas, compostas por autores locais. Neste ano, o tema é a Copa do Mundo, inspirado pelas críticas do técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, ao calor nativo. O acompanhamento musical ficou com os grupos Demônios da Tasmânia, bateria da Reino Unido da Liberdade e Banda Cauxi Eletrizado, formada por integrantes das bandas Alaídenegão, Cabocrioulo e Os Tucumanus, ícones da cena musical independente.

Esta é a segunda edição da Banda da Bica sem a presença de seu grande inspirador, o português Armando Soares. Em respeito ao estado de saúde de Armando, em 2012 a Banda não desfilou. O português morreria em abril do mesmo ano. Sua filha Ana Cláudia, porém, decidiu continuar a tradição, e a Bica saiu novamente no Carnaval passado. A ideia, agora, é honrar a memória do portuga, permitindo aos novos foliões carregar a tocha desta que é uma das grandes atrações do Carnaval amazonense.

Roteiro

Mas a Bica não é a única banda do fim de semana. Neste Sábado Magro também sai a Banda da Difusora, na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, dividindo o espaço com a Bica, igualmente a partir das 16h. A Banda do Bar 5 Estrelas também promove um esquenta para o seu desfile, às 19h. Duas outras expoentes tradicionais da folia tomam as ruas no domingo: a do Boulevard, na via que lhe dá nome, na Praça 14, e a Bhaixa da Hégua, no Educandos.

No domingo, outra opção para os foliões é a Banda Tira Ressaca, do Club A2. A partir das 16h, na esquina da Eduardo Ribeiro com José Clemente, o evento terá Banda Impakto e Gang do Forró, além de shows de drag queens e grupos de dança swingueira e forró. E, para agitar os festeiros mais afeitos aos ritmos eletrônicos, haverá uma tenda com DJs tocando hits da house e da dance music.

Também no domingo, o Buteko da Piscina promove seu último esquenta de Carnaval, sob o comando do Grupo Cacildis e do cantor Luigi Zonny, trazendo enredos tradicionais, sambas de raiz e marchinhas. O ingresso para o esquenta custa R$ 25, e a festa terá chope liberado das 15h às 18h.

Todas as idades

Além das festas para os adultos, o roteiro folião terá eventos tanto para o público mais novo quanto para os mais idosos. Para os primeiros, tem o Concurso de Fantasia Infantil, promovido anualmente pela Secretaria de Estado de Cultura.

Para os festeiros de Carnaval da Terceira Idade, a dica é curtir o Carnaidoso, promovido pela Fundação Doutor Thomas (FDT). A festa também acontece hoje, a partir das 15h, no Parque Municipal do Idoso, com direito a festa a fantasia, DJ Ery Castro, banda de ritmos Badawêra e a bateria da escola de samba A Grande Família. Esta será a quinta edição do evento, que terá como atrativo também a presença dos destaques da Escola de Samba da Terceira Idade, trazendo este ano como tema “Terceira Idade na Copa”. O evento tem entrada gratuita.

Confira agora a letra e ouça o áudio da marchinha composta pelos confrades da Bica para este ano: Em ano de Copa, calor e eleição, político ladrão vai pra prisão do Vivaldão


Manô, ô, ô ô, ô,

Mas que calor,  ô, ô, ô, ô...

Perdão seu Muller inventor do futebol

Mas, tem inglês que tá falando besteirol

É muito fresco e só gosta do inverno

E chamou Manaus de sucursal do inferno

E sisse mais o babaca do inglês

Só tem índio nessa selva de vocês

Copa do Mundo na aldeia não dá pé

Não vou virar chiclete de jacarééé!


Sou índio sim, eu sou

Pode perguntar pro Arthur

Eu sou da tribo, eu sou

Da tribo dos Papaku! (BIS)


Deixa de frescura Sir Roy

A mediocridade dá pena

O Deus do futebol te castigou

Vem assar o teu saco na arena


Porto de lenha

Tu nunca quis ser Liverpool

Vamos dar olé, banho de cuia

E manda Sir Roy tomar no cool


E pra acabar com a desavença

Dr. Sabino deu a sentença

Se não tem futebol, nem Vivaldão

Mete grade na arena e entope de ladrão


O português Armando já dizia (e Dona Loudes!)

Ô gajo deixa de ser sapeca

Estais a sentires calor na BICA

Então joga a Copa sem cueca!  (BIS)