Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Bombeiros contam histórias marcantes de suas vida em homenagem ao dia da profissão

Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade é a missão dos profissionais que comemoram seu dia nesta quinta-feira (2)

Exposição do Dia do Bombeiro

Exposição do Dia do Bombeiro (Luiz Vasconcelos)

Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade. Essa é missão dos bombeiros que, diariamente, lutam para oferecer segurança à população, abdicando, em muitos casos, do convívio familiar e colocando em perigo a própria vida.

Com 25 anos de profissão, o sargento Ednilson José Freire realizou o sonho de criança ao se tornar um bombeiro e, hoje, é tido como um exemplo por outros profissionais “do fogo”.

Entre as milhares de histórias que marcaram a trajetória de Ednilson, o salvamento de uma menina de nove anos,  presa em um quarto com a casa pegando fogo, foi um momento que transformou a vida dele. 

O bombeiro, que hoje trabalha no município de Rio Preto da Eva, lembra que a decisão rápida de entrar na casa em chamas, mesmo sem máscara de oxigênio, foi uma das mais difíceis, pois naquele momento ele sabia que estava colocando a própria vida em risco para salvar a criança. “Se eu tivesse colocado a máscara para, só então, entrar na casa, talvez a menina não tivesse resistido”, lembrou o Ednilson.

Depois de resgatada, a menina teve uma parada cardíaca e foi levada para o pronto-socorro. O bombeiro lembra que acompanhou todo o procedimento e só saiu do hospital quando ouviu dos médicos que  estava tudo bem com ela.

“Fiquei muito feliz quando recebi a promoção na Corporação e essa menina me entregou a medalha por bravura. Nesse momento, entendi, de fato, o quanto meu trabalho era importante e meu sonho de criança se realizou”.

Pelos ares

Assim como o sargento, a capitã Karina Oliveira é outro exemplo de quem ama o que faz. Primeira mulher a se tornar piloto de helicóptero de resgate no Estado, a capitã conta que escolheu a profissão para ter estabilidade financeira, mas que, hoje, ama o que faz e não consegue se imaginar exercendo outra atividade. “Me sinto realizada em saber que posso contribuir com a missão de salvar vidas”, contou.

Karina lembra que um dos seus primeiros resgates foi o de um policial militar, baleado enquanto trabalhava. Naquele momento, ela se colocou no lugar do policial e pensou que, assim como ela, ele também saiu de casa para ajudar a sociedade. “Pensei na família que ele deixou e busquei ajudá-lo”.

A capitã lembra que o fato de ser uma mulher inserida em uma profissão dominada por homens faz com que ela busque estudar e se destacar ainda mais.


Exposição até 11 de julho

Em Manaus, outras atividades marcaram o Dia Nacional dos Bombeiros. Começou ontem e vai até o dia 11 de julho a exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no Manauara Shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis. A atividade, que tem espaço para a diversão das crianças, marca as comemorações dos 138 anos da corporação.

No local, o público pode conhecer como é a atuação do bombeiro militar e os diversos equipamentos utilizados no combate a incêndio, nas ações de salvamento aquático e em altura e aqueles usados no trato com produtos perigosos.

O diferencial dessa exposição é o espaço kid’s, com locais específicos para pinturas de desenhos. Há ainda um painel onde a criança pode tirar foto como se fosse um bombeiro mirim. Placas divertidas com frases “Eu quero ser bombeiro”, “Emergência! Ligue 193”, “Curti”, “Instagram”, entre outras, estão disponíveis as crianças.

“Com essa exposição nós vamos oportunizar aos pais e aos pequenos a conheceram mais nossa atuação no Amazonas”, enfatizou o Subcomandante do CBMAM, Fernando Sérgio. A exposição está localizada no Piso Tucumã e estará aberta no horário comercial do Shopping.