Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Bombeiros fazem simulado de resgate em alturas no Centro

Militares regataram "vítimas de prédio em chamas" na área central da cidade durante simulação, monstrando a capacidade de resposta da Corporação e novos equipamentos em ação

Bombeiros do AM simulam resgate nas alturas, no Centro de Manaus

Bombeiros do AM simulam resgate nas alturas, no Centro de Manaus (Antônio Menezes)

O simulado de “Salvamento em Altura” realizado na manhã destre domingo (6) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atraiu a atenção das pessoas que estavam na feira de artesanato da avenida Eduardo Ribeiro, mo Centro de Manaus. Segundo o comandante geral do CBMAM, coronel Roberto Rocha, o objetivo da operação foi apresentar os equipamentos utilizados pelos militares e mostrar a capacidade de resposta da corporação, durante situações de emergência.

Encantados com a ação dos homens subindo e descendo das alturas por meio de cordas, as pessoas aplaudiram e não deixaram passar nenhuma das ações sem fazer fotografia, principalmente pelo celular. A professora Auxiliadora Menezes, 41, estava admirada e disse que não imaginava que os homens do Corpo de Bombeiros seriam capazes de fazer o que fizeram. “Estou fazendo imagens pra levar para os meus alunos”, disse a professora.

A ação ocorreu nos edifícios Cidade de Manaus e Zulmira Bitencourtt, localizados na avenida Eduardo Ribeiro, e teve a participação de aproximadamente 60 militares para o resgate de três vítimas impedidas de utilizarem as escadas devido a um incêndio no prédio. Para o salvamento, bombeiros militares utilizaram técnicas vertical e horizontal, com recursos de macas Sked, garantindo a descida rápida e segura. 


Os bombeiros também fizeram uma demonstração da técnica chamada de "homem-aranha", quando um policial desce a lateral de um prédio andando verticalmente seguro a um cabo, além do rapel negativo, que  possibilitando o acompanhamento e avaliação do local da descida. 

Os bombeiros também fizeram a demonstração de resgate utilizando uma auto plataforma mecânica  é capaz fazer resgate de vítimas a 68 metros de altura e o helicóptero multimissão modelo Esquilo do CBMAM,  que fez o monitoramento da ação. “É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está pronto para ação com homens e equipamentos e são capazes de agir a qualquer momento”, enfatizou o comandante.


“Queremos demonstrar à população que estamos preparados para este tipo de sinistro, como também garantir a sensação de segurança diante de qualquer incêndio dessa magnitude. É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está pronto para ação com homens e equipamentos e são capazes de agir a qualquer momento”, enfatizou o Comandante Geral do CBMAM, coronel Roberto Rocha.

O Simulado faz parte das atividades da programação da Semana dos Bombeiros e do aniversário de 138 anos da Corporação. A programação continua até dia 11 de julho. No Manauara Shopping, localizado na Av. Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, acontece exposição de equipamentos do CBMAM com espaço para a diversão das crianças.

CONFIRA GALERIA DE IMAGENS