Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Bombeiros realizam treinamento de combate a incêndio florestal utilizando novo equipamento

A atividade com o "Bambi Bucket", que teve início na última quarta-feira (23), aconteceu no balneário da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, finalizando o curso

O “Bambi Bucket” tem capacidade para captar 540 litros de água

O “Bambi Bucket” tem capacidade para captar 540 litros de água (Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas)

Nesta quinta-feira (24), os militares do Comando de Bombeiros de Salvamento Aéreo e Resgate (CBSAR), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), participaram de uma aula prática do curso de operação do “Bambi Bucket”, um equipamento acoplado ao helicóptero multimissão da Corporação para o combate a incêndio florestal. O treinamento aconteceu durante o dia todo no balneário da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, e finalizou o curso que teve início na última quarta-feira (23).

O objetivo da instrução foi aperfeiçoar o conhecimento dos cinco pilotos e nove tripulantes do CBMAM na utilização do “Bambi Bucket”, que é um reservatório de lona com capacidade para captar 540 litros de água, utilizado para controlar incêndios no período de maior incidência de queimadas urbana e florestal no Amazonas, compreendido entre os meses de agosto e novembro.

A forma correta de fixar o aparelho na aeronave foi minuciosamente explicada aos participantes. “É um sistema utilizado no mundo todo para combater incêndios florestais e em casos restritos pode ser usado também para controlar fogo em favelas ou lugares difíceis”, afirmou o tenente-coronel Tupinambá, Comandante do CBSAR.


A simulação chamou a atenção dos banhistas, que registraram cada passo da operação, como foi o caso do comerciante Nilson Fernandes, 40. “Eu me surpreendi com a operação, pois mostra que os bombeiros estão preparados para combater as queimadas. Acompanhamos nos jornais que a nossa floresta está ameaçada e agora estou tranquilo, pois temos pessoas capacitadas e empenhadas para controlar essa situação”, enfatizou.

Além do atendimento pré-hospitalar e agora a prevenção às queimadas utilizando o “Bambi Bucket”, o helicóptero tem ainda pontos de ancoragem para ser utilizado em resgate por meio de rapel. Em um mês de atividades, a aeronave do CBMAM realizou 17 atendimentos e vem reduzindo o tempo resposta nas ocorrências da Região Metropolitana de Manaus.