Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prefeitura de Manaus prorroga vacinação contra gripe Influenza por mais uma semana

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a 5 anos, idosos a partir 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, população carcerária e funcionários do sistema prisional

A campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) foi lançada no último dia 29 de janeiro pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em cadeia nacional de rádio e televisão

A extensão da campanha foi uma indicação do Ministério da Saúde para que 80% do público prioritário sejam atingidos (Euzivaldo Queiroz)

Mesmo com a expectativa de atingir a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) ainda nesta sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) decidiu acompanhar a indicação do Ministério da Saúde e vai prorrogar as ações de imunização por mais uma semana.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha para que os municípios de todo o Brasil possam atingir uma cobertura mínima de 80% entre os grupos prioritários para imunização, que é a meta estabelecida pelo Governo Federal.

Até quinta-feira (8), o município de Manaus já havia registrado a vacinação de 76,72% do público alvo, em um total de 300.240 doses aplicadas. “Com isso, a nossa meta de 80% deve ser atingida ainda nesta sexta-feira, dia 09, atendendo 313.076 pessoas, mas vamos prorrogar a vacinação para aumentar a cobertura entre os grupos prioritários”, informa Homero de Miranda Leão.

Em todo o Brasil, até quinta, foram vacinadas 21,3 milhões de pessoas, representando 53,6% da meta nacional. O Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O município de Manaus conta com 400 mil doses.

A Semsa alerta que devem ser vacinadas crianças de seis meses a 5 anos, pessoas com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas (aldeados), mulheres gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), população carcerária, funcionários do sistema prisional, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

“Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde, considerando que são formados por pessoas mais vulneráveis em relação à doença, como crianças e idosos, e a vacina é a principal arma para reduzir as complicações, as internações, os óbitos e os casos graves por gripe”, alerta Homero de Miranda Leão.

Postos de saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) começou no dia 22 de abril e seria encerrada nesta sexta-feira, dia 09. A prorrogação em Manaus segue até a próxima sexta-feira, dia 16, nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.

A população também pode procurar a vacina em horário noturno nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e também aos sábados, das 7h às 13h, localizadas nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade.

As dez unidades de saúde que funcionam com o horário ampliado são:

1 - UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I;

2 - UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina;

3 - UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I;

4 - UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II;

5 - UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II;

6 - UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

7 - UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada;

8 - UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade;

9 - UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II;

10 - UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.

*Com informações da assessoria de imprensa