Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Catadores já coletaram 3 toneladas de resíduos no Fifa Fan Fest™ e Arena da Amazônia

O trabalho vem sendo realizado pelos 44 catadores que fazem parte do projeto Coleta Seletiva e Solidária

O projeto Coleta Seletiva e Solidária também está presente em outras cinco cidades-sede do Mundial

O projeto Coleta Seletiva e Solidária também está presente em outras cinco cidades-sede do Mundial (Karla Vieira)

Desde o início dos jogos, no dia 12 deste mês, até a última segunda-feira (16) foram coletadas, aproximadamente, três toneladas, entre plásticos, garrafas pet, latinhas e papelões no Fifa Fan Fest™ e Arena da Amazônia. 

O trabalho vem sendo realizado pelos 44 catadores que fazem parte do projeto Coleta Seletiva e Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), também presente em outras cinco cidades-sede do Mundial

Além de promover a inclusão efetiva dos catadores no trabalho de coleta de resíduos sólidos da cidade, o projeto vem permitindo aos moradores e visitantes um cenário de limpeza e organização nunca visto antes no entorno das duas áreas de grandes eventos.

Munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que inclui fardamento, luvas, botas, além de carrinhos para transporte e big bags para o acondicionamento dos resíduos coletados, os catadores vêm trabalhando em três turnos, distribuídos entre a Ponta Negra (diariamente), na Fan Fest, e na área da Arena da Amazônia (em dias de jogos).

Segundo a Semuslp, no próximo domingo (22), duas consultoras do Ministério do Meio Ambiente virão a Manaus para verificar a operacionalização do projeto. A representante, no Amazonas, do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR), Irineide Lima, afirma que este é um momento histórico para o segmento. "Estamos tendo uma oportunidade única para o catador mostrar a importância do seu trabalho e da sua participação no processo de construção de uma sociedade melhor", disse.

Segundo ela, ao invés de contemplar apenas um grupo, o MNCR decidiu abrir a oportunidade para que todas as oito associações e grupos organizados de catadores vinculados ao movimento pudessem participar do projeto. Todo o material coletado é destinado às empresas que reaproveitam o material.

Com isso, a limpeza e a organização da área da Fan Fest™ impressionam os frequentadores da Ponta Negra. "Fazia muito tempo que eu não via a praia e o calçadão tão limpos como agora", disse a dona de casa Maria Luiza Ribeiro, 39, que aproveitou o último sábado para conhecer a FIFA Fan Fest™.