Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Centros Oficiais de Treinamento para Copa do Mundo já têm entrega confirmada

O Estádio Municipal Carlos Zamith, no Coroado 2, Zona Leste de Manaus terá solenidade de entrega no próximo dia 15. Dependendo do resultado do returno do amazonense entre Princesa e Naça, a bola já pode rolar no “Zamithão”

Campo Oficial de Treinamento Carlos Zamith, no Coroado, em obras no mês de janeiro

Campo Oficial de Treinamento Carlos Zamith, no Coroado, em obras no mês de janeiro (Divulgação)

Com 97% das obras prontas e um investimento na ordem de R$ 14,7 milhões, um dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) para Copa do Mundo 2014, Estádio Municipal Carlos Zamith, localizado a Alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado 2, na Zona Leste da capital, será entregue no próximo dia 15 e poderá ser palco da final do campeonato amazonense de 2014.

O estádio, que terá capacidade para 5 mil expectadores, começou a ser construído em agosto de 2013, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, que cedeu o terreno, e o Governo do Estado, que se comprometeu em executar a obra. O nome do COT do Coroado, recebe esse nome em homenagem ao jornalista esportivo Carlos Zamith, considerado o maior historiador do futebol amazonense, autor do livro Baú Velho, tido como a “bíblia do futebol baré”.

Inauguração com bola rolando

Existe ainda a expectativa de o 'Zamithão' ser inaugurado com a primeira partida da final do campeonato amazonense deste ano. Tudo dependerá do jogo do próximo domingo entre as equipes de Princesa do Solimões e Nacional que fazem a segunda partida das finais do segundo turno do Barezão 2014.

Vale lembrar que a equipe do Leão da Vila Municipal venceu o primeiro confronto realizado sábado (3), no estádio do SESI, Zona Leste de Manaus, por 2 x 1 e tem a vantagem do empate na próxima partida, marcada para domingo (11), no mesmo local, contra o atual campeão amazonense e vencedor do primeiro turno da competição.

Caso a equipe de Manacapuru, localizada a 86 quilômetros de Manaus, reverta o placar e consiga a vitória será declarada bicampeã estadual.

Colina perto da abertura

O outro COT que tem previsão de inauguração ainda este mês - provavelmente no próximo dia 20 - é o estádio Ismael Benigno, mais conhecido como estádio da Colina, localizado na avenida Presidente Dutra, bairro Santo Antônio, Zona Oeste. Tem capacidade para 11 mil torcedores  e um estacionamento com vagas para 200 carros. Possivelmente a Colina receberá na sua reabertura o clássico “Galo Preto” – tradicional confronto entre as equipes de São Raimundo e Sulamerica.

 A origem do “Galo Preto”

O clássico tem esse nome por conta de mandingas que, alguns diziam, era feita por torcedores do Sulamerica antes dos jogos. Torcedores mais antigos dizem que isso não passa de conversa para atrair mais torcedores aos jogos e fomentar a rivalidade entre as torcidas. Outros, porém, confirmam que a disputa era tão grande que valia até apelar para a magia.

O último confronto entre as duas equipes valeu a permanência da elite do futebol amazonense. Numa partida disputadíssima ocorrida no estádio do SESI, no dia 13 de abril deste ano, o Tufão da Colina venceu o Sulão por 1 a 0, e se livrou da degola, empurrando o arquirrival pra segunda divisão do campeonato.

Expectativa da torcida

Casa da fanática torcida do São Raimundo, a torcida do Tufão está desde 2012 sem assistir um jogo do time na Colina. O estádio entrou em obras pra copa em março de 2013 e desde então o público dos jogos do São Raimundo vem diminuindo a cada ano, assim como a categoria do futebol da equipe, que foi referência do futebol amazonense no começo dos anos 2000.