Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cetam oferece 13,5 mil vagas em cursos de qualificação em Manaus

As inscrições ocorrerão sexta (25) e sábado (26) em 49 escolas da rede estadual de ensino de Manaus que participam do programa Oportunidade & Renda

O curso de Corte e Costura está entre os oferecidos pelo Centro de Educação

São 19 tipos de cursos oferecidos pelo Cetam (Divulgação/Cetam)

O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), abrirá nos próximos dias 25 e 26 de julho inscrições para a segunda etapa do Projeto Oportunidade & Renda, onde serão ofertadas 13.500 novas vagas em 19 tipos de cursos de qualificação profissional em Manaus.

Nos dois dias, as inscrições deverão ser realizadas em 49 escolas da rede estadual de ensino que participam do projeto. Na sexta-feira, dia 25, o horário da inscrição será de 18h às 21h, e no sábado, dia 26, o atendimento será de 8h as 17h. O início das aulas será no dia 18 de agosto, com aulas sempre a partir das 18h, na mesma escola onde o participante realizou a inscrição. A carga horária dos cursos varia de 40h a 160h.

Os documentos necessários para inscrição são: cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, cópia do comprovante de escolaridade, cópia do Título de Eleitor, cópia da Carteira de Trabalho (se houver), cópia do PIS (se houver) e cópia do Certificado de Reservista (se houver). O pré-requisito para se inscrever, em alguns cursos, é ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental incompleto.

Emprego e Renda

No programa Oportunidade & Renda, os participantes são qualificados para assumir postos de trabalho ou para a geração de renda, por meio da formação de profissionais autônomos. A lista completa dos cursos ofertados e das escolas participantes encontra-se no site: www.cetam.am.gov.br.

Após a conclusão dos cursos voltados para a empregabilidade, o aluno é encaminhado para cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine Amazonas), coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), onde poderá colocar-se à disposição para concorrer a vagas no mercado de trabalho. E o aluno que for qualificado para a geração da própria renda, por meio do trabalho autônomo, será encaminhado à Afeam para a avaliação de concessão de financiamento para abrir o próprio negócio.

Cursos Oferecidos

Os cursos à disposição da população são: Agente de Inspeção da Qualidade; Alimentador de Linha de Produção; Artesão com Pintura em Tecido; Assistente Administrativo; Auxiliar de Contabilidade; Atendente de Farmácia; Confeitaria de Doces e Salgados; Manicure e Pedicure; Ornamentação de Festas; Organizador de Evento; e Decoração com Balões.

Também são oferecidos os cursos de Instalações Elétricas de Baixa Tensão; Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar; Almoxarife; Leitura e Interpretação de Componentes Eletrônicos; NR 10 - Segurança em Instalações; Serviços com Eletricidade; Operações em Logística; Operador de Caixa; e Serigrafia.

*Com informações da assessoria de imprensa