Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Complexo Turístico da Ponta Negra fervilha durante primeiras horas da reabertura

Com paisagem revitalizada, a nova Ponta Negra recebeu na manhã deste domingo (22) ciclistas, patinadores, corredores e a população de modo geral

População já conferiu o novo visual da Ponta Negra na manhã deste domingo (22)

População já conferiu o novo visual da Ponta Negra na manhã deste domingo (22) (Altemar Alcântara)

A reinauguração do Complexo Turístico da Ponta atraiu milhares de pessoas durante a manhã deste domingo, 22. Uma intensa programação esportiva e cultural reuniu crianças, jovens e adultos, que já nas primeiras horas do dia aproveitaram o novo cenário. 

No skatepark, a realização do I Circuito Cidade de Manaus de Skate, ao som de muita música eletrônica, fez o clima fervilhar. Skatistas profissionais e amadores não escondiam a satisfação de ter a pista de volta após dois anos de espera.

O estoquista Pablo Rosas, 38, disse que a reabertura da pista marca um novo começo para categoria. "Ando de skate há 27 anos e esse é um movimento forte na capital, mas que foi muito prejudicado nos últimos anos. Com o skatepark  esperamos elevar o esporte, conquistando mais dignidade e atraindo novos praticantes", comentou.

Segundo o presidente da Federação Amazonense de Skate Street Vertical, Ney Metal, o Circuito terá ainda outras duas etapas, abertas gratuitamente para competidores de todas as idades em seis categorias. 

"A competição é por pontos acumulados e quem perdeu essa primeira etapa, que marcou a reinauguração da Ponta Negra, poderá ainda participar das outras duas etapas, mas já sem muitas chances de conquistar o primeiro lugar. Na verdade, a competição tem um peso muito mais simbólico, porque vem para revigorar o orgulho dos skatistas manauaras, uma vez que essa pista já foi referência nacional", explicou Ney.

Ciclistas, amantes do patins, corredores e a população de modo geral também tomaram o calçadão da Ponta Negra neste domingo em que o projeto Faixa Liberada ganhou uma paisagem totalmente revitalizada.

Serviços

A Prefeitura de Manaus esteve presente com várias secretarias municipais, oferecendo diversos serviços, durante a reinauguração do Complexo Turístico da Ponta Negra. No espaço "Sempre ao seu lado", stands foram montados para que cada órgão pudesse expor seus trabalhos e oferecer serviços à população.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fez a distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, atividade comum nas ações realizadas pelo município durante este ano. 

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) convidou alguns dos colaboradores das Ações de Cidadania para ministrarem oficinas de artesanato. Um dos cursos mais procurados foi o de ornamentação natalina, que ensinava como arrumar a mesa de Natal com rápidas dicas decorativas, entre elas o panetone surpresa e as velas natalinas, entre outros itens.

Também estiveram presentes a Secretaria Municipal do Centro (Semc), que distribuiu material informativo sobre as ações de revitalização do Centro Histórico; e o Serviço de Assistência à Saúde do Servidor Público do Município de Manaus (Manausmed), disponibilizando a aferição de pressão arterial. 

A animação ficou por conta do grupo de animadores infantis da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que participou do projeto "Arte e  Juventude", além da apresentação dos artistas dos bois Garantido e Caprichoso em palcos montados nas proximidades do Anfiteatro.

Avaliações positivas

O Prefeito de Manaus aproveitou para pedalar no percurso do Faixa Liberada e saber o que a população achou do novo cartão postal da cidade. Ele disse que a entrega do Complexo é umsímbolo do primeiro ano de sua gestão.

"A Ponta Negra está linda, toda revitalizada, e é exatamente isso que nóscomeçamos a fazer com Manaus. Recuperamos muitas ruas, melhoramos aqualidade do nosso ensino, as mudanças no transporte coletivo também jáestão em plena fase de implantação, enfim, fizemos muito e vamos fazermuito mais", disse o Artur Neto.

Acompanhado da primeira dama e secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, e dos filhos Carol e Juliano, o prefeito pedalou, caminhou peloc alçadão, tirou fotos com os frequentadores, assistiu às apresentações de danças e aos jogos de futevôlei nas novas quadras poliesportivas e ainda posou ao lado do Papai Noel, na estrutura montada junto à árvore de Natal.


O Prefeito ressaltou que, em 2014, a Ponta Negra se tornará o principal ponto turístico da Copa do Mundo de Futebol.

"Aqui teremos o Fan Fest com muitas atrações culturais para agradarmoradores e turistas. Será, sem dúvida, uma belíssima festa que vai mostrar o melhor de Manaus, seja por suas belezas naturais, seja por ser uma cidade urbanizada e pela recepção calorosa de seu povo", afirmou.

Próximas etapas

Ainda para o ano que vem, a Prefeitura entregará a segunda etapa da praia perene, depois de cumpridos todos os requisitos de segurança, e também os cinco restaurantes em formato de barco.

"Ainda não descartamos a criação de um heliponto aqui na Ponta Negra, mas a ideia só sairá do papel por meio da inciativa privada. Fizemos a noss aparte, entregamos em nove meses o Complexo recuperado, agora esperamos que os empresários venham para nos ajudar a explorar todo potencial turístico desse local", concluiu Arthur.

Atração nacional

A programação de reabertura do Complexo Turístico da Ponta Negra continuaráaté o início da madrugada com vários shows de cantores amazonenses. 

A bandaJota Quest sobe ao palco do Anfiteatro por volta das 19h30, logo após opronunciamento oficial do prefeito.

*Com informações da Semcom