Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cresce procura por carteira de trabalho

Em janeiro a demanda pela formalização do emprego cresceu, segundo dados da SRTE no Amazonas

Essa tem sido uma imagem comum no saguão de atendimento ao público na SRTE, em Manaus, quando o assunto é solicitação da Carteira de Trabalho.

Essa tem sido uma imagem comum no saguão de atendimento ao público na SRTE, em Manaus, quando o assunto é solicitação da Carteira de Trabalho. (Antonio Menezes -16/01/2010)

Em janeiro deste ano a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-AM) emitiu 12.104 carteiras de trabalho e previdência social (CTPS) no Amazonas. Foram 2.016 carteiras a mais que nesse mesmo mês do ano passado. O crescimento do mercado de trabalho influenciou na busca pelo documento, analisa o superintendente do Trabalho, Alcino Vieira.

A expectativa é de crescimento na oferta de emprego, com obras federais, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa Minha Casa Minha Vida, as obras de infraestrutura em Manaus para a Copa do Mundo de 2014 e também as Olimpíadas de 2016. Mesmo esse último certame não sendo em Manaus, a cidade se beneficia porque o evento movimentará o comércio de produtos que são produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM), ressalta o superintendente.

Vieira está otimista com a possibilidade do crescimento da oferta de emprego também por conta de investimentos que devem ser realizados no polo naval de Manaus. A construção civil é outro setor com boas perspectivas de abertura de vagas em 2011. Também os segmentos de comércio e serviços, devem crescer e ampliar as ofertas de ocupação.

No ano de 2009 a SRTE-AM emitiu 114.355 CTPS, no ano passado foram 135.804. “E este ano deve crescer ainda mais”, prevê Vieira. Além da sede da superintendência, na avenida André Araújo, o documento é emitido nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine-AM e Sine-Manaus) e nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC).


Parceiros

O superintendente convoca os sindicatos de trabalhadores a serem emissores da carteira. “Facilitaria muito o nosso trabalho”, diz ele, completando que no ano passado fez convite aos maiores sindicatos e aguarda a manifestação dos dirigentes.

A CTPS é um dos mais importantes documentos do cidadão. Ela contém o histórico profissional e é indispensável para o trabalhador conseguir um benefício da previdência social e também a aposentadoria.

A pessoa pode solicitar a carteira a partir dos 14 anos de idade. Precisa levar um documento de identidade que contenha o local de nascimento, um comprovante de residência e CPF. A foto é feita no momento da emissão. Desde setembro do ano passado a carteira é entregue ao interessado no dia seguinte à solicitação. A carteira digitalizada e com os registros dos documentos do cidadão já serve como identificação até para operações bancárias, recursos que as antigas carteiras não oferecem.