Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Crimes caem 14% em Manaus no período de uma semana

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o crime de homicídio e tentativa de homicídio foram os que apresentaram maior redução no período

Os principais crimes registrados na cidade são homicídio, tentativa de homicídio, roubo, furto e latrocínio

Os principais crimes registrados na cidade são homicídio, tentativa de homicídio, roubo, furto e latrocínio (Divulgação)

O balanço estatístico apresentado nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da operação "Manaus Segura", iniciada há uma semana em todas as zonas de Manaus, mostra a redução de 14% dos principais crimes registrados na capital, entre eles: homicídios, tentativa de homicídio, roubo, furto e latrocínio.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, dos indicadores, o crime de homicídio e tentativa de homicídio foram os que apresentaram maior redução no período. Da última quarta-feira da semana passada, dia 16, até o início da madrugada desta quarta-feira, 23, foram 13 casos de homicídio, contra 18 registrados no mesmo período do ano passado, uma diminuição de 28%.

O secretário destaca a redução nos casos de tentativas de homicídios: sete nesta semana contra 10 no ano passado, apresentando uma redução de 30%. Os crimes de lesão corporal e violência doméstica reduziram 23%, roubo 4%, furto 18%. “A somatória desses indicadores aponta a redução de 14% nos crimes, o que nos mostra que o aumento do policiamento nas ruas, em pontos fixos e visíveis, está surtindo efeito, aliado com o policiamento setorial do Ronda no Bairro”, disse.

Vital destaca que nesse período 292 pessoas foram presas, sendo a maior parte por tráfico de drogas, furto e roubo. Foram registradas ainda 15 ocorrências de apreensão de armas de fogo e a apreensão de 13 quilos de droga. “Quando tiramos essas armas das ruas, estamos evitando a prática de crimes, principalmente, de assaltos”, informou.

Fazendo uma analise dos números, o coronel Vital destaca que a operação "Manaus Segura" aumentou a presença da polícia e inibiu a prática de crimes. “A população tem aprovado as barreiras e blitze que estamos fazendo nas principais avenidas. Claro que a violência é algo que precisamos combater, diariamente, é um dever do Estado”, disse.

O secretário alerta para práticas seguras no dia a dia, principalmente para os pedestres. Ele ressalta que as pessoas podem prevenir casos de roubos e furtos, evitando ostentar objetos de valor nas ruas, como aparelhos celulares e notebooks, evitar andar em lugares muito isolados, com pouco fluxo de pessoas, entre outras situações. “A questão da segurança pública é algo que precisa envolver todos da sociedade. Durante a operação, também estamos dando dicas de segurança para os moradores”, disse.

Acompanhamento de estatísticas

O secretário executivo adjunto do Programa Ronda no Bairro da SSP-AM, coronel Raimundo Roosevelt, destaca que o Núcleo de Geoprocessamento do Ronda no Bairro está fazendo uma análise das estatísticas, apontando as áreas da cidade com maior registro de crimes. “São nessas áreas que estamos reforçando o policiamento, além disso, também temos o trabalho de policiamento comunitário que é feito nos bairros pelo Ronda no Bairro”, disse. 

Segundo os dados da polícia, comparando a última semana e o mesmo período em 2013, constatou-se que os homicídios consumados diminuíram 28% e os tentados, 30%. Já os casos de lesão corporal ou violência doméstica caíram em 23%, os roubos, em 4%, e os furtos, em 18%. Os estupros, por sua vez, apresentaram queda de 33%.