Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Festival Folclórico em Manaus começa dia 22

Governo do Estado e Prefeitura realizam, após impasse, o 58º Festival Folclórico do Amazonas no Centro Cultural Povos da Amazônia, que deveria ter acontecido em junho

Imagem da  50ª edição do tradicional Festival Folclórico do Amazonas

Imagem da 50ª edição do tradicional Festival Folclórico do Amazonas (J. Renato Queiroz)

O 58º Festival Folclórico do Amazonas, o mais tradicional e maior evento do gênero em Manaus, está confirmado para iniciar no próximo dia 22 de agosto, e será realizado diariamente no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na Bola da Suframa.

O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), e pela Prefeitura Municipal de Manaus, sob a coordenação da Manauscult, vai contar com a participação de 113 grupos folclóricos que apresentarão as mais tradicionais danças folclóricas, como quadrilhas, danças regionais, tribos. Além disso, haverá a apresentação de dez bumbás divididos nas modalidades tradicional e regional, além de três bumbás master - Brilhante, Corre Campo e Garanhão. Do total, 86 na categoria ouro e 40 para a prata.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o festival está sendo realizado nesta data porque nem todos os grupos folclóricos participantes do evento entregaram os documentos para o patrocínio em tempo hábil. “O Governo está realizando um festival transparente e todas as decisões foram tomadas em conjunto. Não iniciaríamos as apresentações até que todas as pendências estivessem resolvidas. Agora a população e os brincantes já podem aguardar por um dos mais belos Festivais de todos os tempos”, assegurou.

Acesso

Este ano o Festival Folclórico do Amazonas conta com novidades, como o acesso e decesso em todas as categorias. As mudanças no edital foram formatadas com a participação dos representantes de todos os grupos em reuniões na sede da secretaria. A regra de acesso e decesso se aplica inclusive aos Bumbás de Manaus.

Ainda de acordo com o novo edital, o primeiro colocado na categoria prata, patrocinada pela prefeitura terá automaticamente o direito de receber o patrocínio do Estado no ano seguinte. Já os últimos colocados dentre os grupos patrocinados pela SEC na categoria ouro no próximo ano terão patrocínio municipal.  “Essas mudanças vão beneficiar significativamente o Festival, pois farão com que os grupos apresentem performances cada vez mais profissionais”, disse ele, anunciando para o ano que vem a participação dos grupos do interior.