Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

3º Fórum de Bicicletas Manaus discute a mobilidade urbana com o uso das bikes

O encontro acontece desde 2012 e visa estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo entre os cidadãos. A edição deste ano terá o apoio da ALE e a participação de personalidades ligadas ao esporte e ao meio ambiente

Fórum discutirá o uso da bicicleta para mobilidade urbana em Manaus.

Fórum discutirá o uso da bicicleta para mobilidade urbana em Manaus. (Marcio Silva)

O movimento Pedala Manaus promove entre os dias 7 e 10 de agosto o 3º Fórum de Bicicletas Manaus, na sede da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), localizada na avenida Mario Ypiranga Monteiro (antiga Recife), Zona Centro Sul da capital. Com o slogan “A cidade que temos, a cidade que queremos”, o encontro discutirá as transformações sociais e ambientais do uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana.

Desde 2010, o movimento estimula o uso da bicicleta entre os manauaras. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade - seja como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número dos praticantes nas ruas.

Atividades do Movimento

Atualmente o grupo realiza atividades fixas e esporádicas. Dentre as atividades fixas estão a Terça Tradição (passeio noturno na faixa de 10 a 15 km) e a Quinta Coletiva (atividade educativa de Bike Anjo indicada para iniciantes), que ocorrem semanalmente.

Todo mês o Pedala Manaus promove ainda a Escola Bike Anjo (EBA), destinada a adultos que queiram aprender a pedalar, assim como o “Pedala Manaus na Trilha”, escola de mountain bike. Além destas atividades, o grupo também realiza palestras em universidades, escolas, indústrias, empresas de transporte coletivo e cooperativas de táxi, tendo como tema a mobilidade urbana por bicicleta, educação e conscientização para o trânsito.


Fóruns anteriores

O 1º Fórum de Bicicletas Manaus, aconteceu em 2012 e discutiu a bicicleta como uma alternativa complementar muito eficiente em distâncias de 5 a 10 km. A experiência bem sucedida na realização das duas edições do encontro (2012/2013) ganhou repercussão nacional.

Representando uma estratégia promissora de reunir a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para discutir, abertamente, o uso da bicicleta em Manaus, apresentando os problemas e propondo soluções em conjunto.

Os participantes

O 3º Fórum de Bicicletas Manaus contará com importantes e reconhecidas autoridades nos assuntos a serem tratados. Zé Lobo é um deles. Cicloativista em prol do uso da bicicleta como meio de transporte desde 1985, Lobo é fundador e presidente da Associação Transporte Ativo, Organização da Sociedade Civil, voltada para a mobilidade por bicicleta.

Renata Falzoni é outra que participará do evento. Arquiteta, cicloativista e ciclorepórter, ela fundou o Night Bikers Clube do Brasil. Também é líder da comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil - Pedalar é um Direito, que pedalou de Paraty até Brasília para reivindicar o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro.


Altamirando Borges é subsecretário de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro, além de acumular as funções de secretário Executivo do Conselho de Meio Ambiente do Rio e presidente do Grupo de Trabalho de Planejamento Cicloviário da cidade.

Thérbio Felipe é conhecido no País como “Professor Sobre Rodas” devido ao projeto que desenvolve há 9 anos sobre ciclocidadania nas escolas. Realizou mais de 730 palestras para alunos de ensino médio por vários estados brasileiros neste período. Membro fundador da Embaixada Brasileira da Bicicleta.

O Fórum ainda contará com as presenças de personalidades locais como: Cris Sotto Mayor, arquiteta e blogueira; Sérgio Freire, professor, linguista e escritor; Kátia Schweickardt, professora da Univerdade Federal do Amazonas (Ufam) e Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); e Antonio Mesquita, biólogo e Tecnólogo Florestal.

As inscrições para o evento poderão ser feitas diretamente no local, no dia do fórum. Maiores informações no site www.pedalamanaus.org/3FBM.