Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Fundação Doutor Thomas abre inscrições para curso de Cuidador de Idoso, em Manaus

Esta será a quinta turma da atividade, que é realizada pela Fundação Doutor Thomas (FDT) em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi)

As inscrições encerram-se no dia 31 de julho e o curso começa no dia 18 de agosto

As inscrições encerram-se no dia 31 de julho e o curso começa no dia 18 de agosto (Divulgação)

Estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (14), as inscrições para o curso de ‘Cuidador de Idoso’. Esta será a quinta turma da atividade, que é realizada pela Fundação Doutor Thomas (FDT) em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi). As inscrições encerram-se no dia 31 de julho e o curso começa no dia 18 de agosto, disponibilizando 150 vagas.

O curso é gratuito, mas é necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 30. No ano passado, três turmas foram formadas e cerca de 300 profissionais capacitados. Esta será a segunda turma de 2014.

A diretora-presidente da FDT, Martha Cruz, lembrou que antes o curso era de 130 horas, mas passou este ano para 300 horas. A mudança, segundo ela, surgiu da preocupação de melhorar a qualidade das aulas ministradas. “O curso de cuidador de idoso tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e, com o aumento da população da terceira idade, são profissionais cada vez mais requisitados. No entanto, para exercer esta função é preciso se profissionalizar’’.

A justificativa é reforçada pela gerente em exercício do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Envelhecimento em Manaus (Nepem), Maria da Luz Abreu. “Segundo o Ministério da Saúde, há, hoje, aproximadamente, 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. Logo, tanto nos hospitais, quanto em clínicas e, até mesmo, nos domicílios as pessoas buscam por profissionais que tenham o curso, ou seja, que sejam qualificados’’.

O objetivo do curso é formar profissionais que vão atuar no trato diário do idoso, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da pessoa assistida. Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos e ensino médio completo.

A entrega dos documentos deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às. 12h e de 13h às 17h, na recepção da FDT, localizada na Rua Doutor Thomas, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. São exigidos: RG, CPF, comprovante de conclusão de Ensino Médio, comprovante de residência, todos originais e cópia, além de taxa de inscrição de R$ 30.

A abertura do curso será dia 18 de agosto, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), no período da manhã. A partir do dia 19 as aulas serão ministradas no auditório da Escola de Serviço Público Municipal, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, nº 3239, bloco D, na Universidade Nilton Lins.

As aulas serão realizadas por profissionais da FDT e Unati. Como parte do conteúdo programático estão lições de primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas, enfermagem, cidadania e demais atividades que compõem o universo do idoso.

Após receberem os certificados, os contatos dos alunos serão incluídos no site do Cuidador (www.cuidaidoso.com.br), no qual familiares das pessoas idosas podem ver o perfil do profissional que melhor se encaixa para o idoso.