Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Fundação Dr.Thomas realiza campanha de combate à violência contra o idoso

Respeito aos mais velhos, até nas menores ações, é o pedido da mobilização organizada pela FDT a partir desta quarta (11); fóruns e panfletagem contra a violência fazem parte da programação

Após a aposentadoria, além de enfrentar dificuldades financeiras, em muitos casos, os idosos sentem-se desocupados

Cinco idosos sofrem algum tipo de violência por dia em Manaus, segundo denúncias da DECCI (Divulgação)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), e em parceria com o Fórum Permanente do Idoso e os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, realiza a ‘Semana de Combate à Violência Contra o Idoso’. A campanha, intitulada ‘Respeito à pessoa idosa na saúde e no transporte’, visa à promoção de ações pela cidade, que terão início na próxima quarta-feira, 11, e serão encerradas no domingo, 15, Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.

O objetivo da semana é alertar a população sobre os números de casos  de violência sofrida por idosos em Manaus e motivar a sociedade a lutar para combater e denunciar essa prática. Também participarão da campanha as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), além da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Como parte da programação de abertura da campanha, será realizado na  quarta-feira, 11, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, das 9h às 12h, um ‘Fórum de discussões sobre as violências sofridas pelos idosos’. Na ocasião, irão compor a mesa do evento representantes de grupos de idosos de Manaus, do Fórum Permanente do Idoso, dos Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso, da Diretora Presidente da Fundação Martha Cruz, da Semsa e SMTU.

No ano passado, o Fórum Permanente do Idoso relatou as principais dificuldades vivenciadas pelas pessoas idosas na capital, onde foram constatadas muitas reclamações nos setores da Saúde e de Transporte. A partir da produção de uma carta, elaborada no ano passado, direcionada aos legisladores da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa, o fórum de discussões irá avaliar o que foi feito pela população idosa e colocará em pauta projetos para o ano que vem.

Nessa ação, serão divulgados  também os dados da violência contra os idosos registrados pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) e números para denúncia. Conforme registros da unidade policial, em média, cinco idosos sofreram algum tipo de violência por dia, em Manaus, nos quatro primeiros meses deste ano, um total de 648 denúncias.

“É comum ouvirmos casos de discriminação contra o idoso, seja no ônibus, na rua ou em órgãos públicos. A discriminação é uma violência e é responsável pelo maior número de ocorrências registradas na Delegacia do Idoso aqui em Manaus. Há também casos de ameaça, perturbação, lesão corporal, maus tratos, abandono, negligência, dentre outros. Por isso é importante a população saber quais são os tipos de violência, como denunciar e para onde ligar. Disponibilizamos o 165 pela FDT, mas também tem o disque 100”, afirmou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, ao enfatizar que a maioria dos casos de maus tratos sofridos pelos idosos ocorre dentro do ambiente familiar. 

Às 16h de quarta-feira, 11, uma panfletagem irá acontecer na sede da Fundação Doutor Thomas, com adesivagem nos carros e a presença de idosos residentes no local e frequentadores do Parque Municipal do Idoso.

Para finalizar a semana, no domingo, 15, Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, a Fundação Doutor Thomas, Fórum Permanente do Idoso e os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso Conselho irão organizar uma caminhada com o apoio da Prefeitura de Manaus e demais órgãos municipais e estaduais responsáveis pela política do idoso. O evento terá três pontos de caminhada:

Zona Leste: Concentração às 7h – Grande Circular / Rua do Fuxico

Zona Sul: Concentração às 7h na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Cachoeirinha.

Zona Oeste:  Concentração às 7h, na Sede do Governo do Estado, na Avenida Brasil, bairro Compensa.