Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Helicóptero multimissão fará simulação de resgate nesta quarta-feira (18)

A aeronave fará resgates e transporte de vítimas na Região Metropolitana de Manaus

O helicóptero dará suporte às ações do Sistema de Segurança Pública voltadas para a Copa do Mundo em Manaus

O helicóptero dará suporte às ações do Sistema de Segurança Pública voltadas para a Copa do Mundo em Manaus (Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas)

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas vai disponibilizar a população da capital e dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus, um helicóptero multimissão, que vai compor o trabalho de busca, salvamento, regate e transporte de vítimas em situações de emergência, tanto do CBMAM, quanto da Defesa Civil do Estado. Um simulado de resgate aéreo marca a apresentação da aeronave nesta segunda-feira (18), no quartel-geral da corporação, localizado no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus.

A aeronave Esquilo B2 está preparada para o atendimento pré-hospitalar, com maca, cilindros de oxigênio e demais equipamentos de emergência, busca e salvamento. Tem autonomia de voo de 3h20min (sem a necessidade de abastecimento), podendo levar até 2.250kg e até seis pessoas, contando com a tripulação.

Um dos principais benefícios do transporte aero médico nessa região é a redução no tempo-resposta do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Por exemplo, o transporte via terrestre de uma vítima de acidente de trânsito em estado grave do município de Rio Preto da Eva a Manaus levaria quase uma hora para percorrer os 80 quilômetros de estrada que separam as duas cidades. Com o helicóptero, esse resgate seria feito em, no máximo, 15 minutos. 

Para a operação da aeronave, foi criado uma estrutura própria no Corpo de Bombeiros: é o Comando de Bombeiros Salvamento Aéreo e Regate- (CBSAR), composto por 15 bombeiros militares.

O helicóptero também dará suporte às ações do Sistema de Segurança Pública voltadas para a Copa do Mundo em Manaus e vai atuar em outros eventos de grande concentração de pessoas, como o Festival Folclórico de Parintins.