Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Igarapés poluídos em Manaus com geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos

Durante trabalho de limpeza de igarapés, equipe da Semulsp se deparou com uma carcaça de lavadoura de roupas. ‘O lixo vem da classe média’

Grande parte do lixo encontrado nos igarapés de Manaus é constituído por eletrodomésticos como geladeiras, aparelhos de televisão, freezers, fogões e outros objetos da linha branca. “Podemos dizer que o lixo retirado dos igarapés vem, em sua grande parte, da classe média”, afirmou o subsecretário Limpeza Pública, Túlio Kniphoff. Em média, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) retira, mensalmente, por volta de 500 toneladas de lixo de todos os tipos dos igarapés da capital.

Um exemplo da afirmação de Kniphoff é o igarapé do Mindu. Na semana passada, as equipes de limpeza da Semulsp retiraram 25 toneladas de lixo de uma faixa de 150 metros do igarapé, que nasce na Zona Leste e corta grande parte da Zona Centro-Sul. “Sabemos, por conta dos anos de prática, que a população das zonas Norte e Leste tende a jogar nos igarapés objetos que podem ser reciclados, como sacolas plásticas e garrafas pet. Se esses fossem objetos antigos, trazidos pela correnteza, eles estariam bastante sujos, o que não é o caso”, ressaltou Kniphoff.

O subsecretário informou, entretanto, que não contabiliza os objetos retirados. “O volume é grande e encaminhamos tudo para a lixeira municipal. Mas já retiramos até uma esteira ergométrica de um igarapé”, lembrou. No período de seca, a Semulsp chega a retirar 15 toneladas por dia dos igarapés de Manaus. Já no período de cheia, esse número sobe para 20 toneladas. “E, por mês, esse número chega a 500 toneladas. Ou seja, já retiramos 2,5 mil toneladas de lixo desde o começo de 2011”, completou.

Em linha reta, a limpeza é realizada em 50 mil metros de igarapé, linearmente, todos os meses. Isso significa 250 quilômetros, distância equivalente a ir a Maués, que fica a 260 quilômetros de Manaus em linha reta.

Disque-limpeza

A Semulsp disponibiliza o serviço para denúncias e sugestões de áreas que precisam de limpeza: 0800 092 6356.

Coleta

Os objetos grandes são recolhidos pelos caminhões de limpeza. Basta deixá-los junto ao lixo, em frente à residência, que eles serão coletados.