Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Inscrições para o programa Bolsa Idiomas, da Prefeitura de Manaus, são prorrogadas

Prazo original, que se encerraria neste domingo (17), foi estendido para segunda-feira, 18, para compensar por problemas após a pane no sistema de internet

Resultado poderá ser consultado no site do Bolsa Universidade

Resultado poderá ser consultado no site do Bolsa Universidade (Clóvis Miranda/Arquivo AC)

As inscrições para o Programa Bolsa Idiomas, que iriam encerrar no domingo, 17, foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, 18. A decisão faz parte de uma série de medidas adotadas pela administração municipal para evitar prejuízos a quem precisou acessar o portal da Prefeitura de Manaus, na última quarta-feira, 13, quando a rede de internet enfrentou problemas.

O cadastro para o Bolsa Idiomas é realizado exclusivamente através do site http://bolsaidiomas.manaus.am.gov.br. Nesta edição, estão sendo oferecidas 9,7 mil vagas, em aulas de inglês e espanhol. As bolsas podem ser integrais ou parciais (com 75% e 50% de abatimento no valor do curso), dependendo da renda per capita do candidato.

A Escola de Serviço Público Municipal (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), é a gestora do programa. A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, explica que o candidato ao programa deve residir em Manaus, ter no mínimo 16 anos, comprovar renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiado por programa de concessão de bolsas para aprendizagem de idiomas pelo poder público.

O processo de inscrição é online. O cadastro no site do Bolsa Idiomas é simples: o candidato deve ter o número do CPF e cadastrar uma senha pessoal, assim ele terá acesso à ficha de inscrição através de login. É neste momento que o estudante deve escolher o idioma (inglês ou espanhol), a instituição, o turno e os dias de aula. Ele também tem que informar uma segunda opção, caso a primeira não seja contemplada.

A diretora explica que o processo seletivo será composto por três etapas: inscrições eletrônicas, classificação e entrega da documentação exigida. Os classificados no processo seletivo serão conhecidos no dia 22 de agosto, no portal do “Bolsa Idiomas”. A entrega da documentação está prevista para o período de 27 a 29 de agosto, na sede da Espi, na Avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.

Luiza lembra que os contemplados podem conciliar as aulas de idiomas com outras atividades acadêmicas. “Essa é uma oportunidade até para os estudantes que já fazem parte do Bolsa Universidade, de conseguirem uma especialização a mais. Eles também podem fazer a inscrição para mais este programa municipal”, enfatiza. As aulas dos cursos devem ter início em outubro.

Confira as instituições de ensino que oferecem os cursos através do programa: Aslan Curso de Idiomas; Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi); UNS; My Way Idiomas; Oasis Cursos de Idiomas; Faculdade Salesiana Dom Bosco; Escolas de Idiomas Nilton Lins; e Cemetro. O Programa conta, também, com a parceria da escola Athus Idiomas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-092-6355.

Lan houses credenciadas

O estudante que não tem acesso à Internet pode procurar uma das 31 lan houses credenciadas pela Prefeitura de Manaus, onde as inscrições são efetuadas gratuitamente. Confira a lista aqui.

* Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).