Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Embaixada Britânica promove conferência sobre eficiência energética em Manaus

Evento inclui lançamento de projeto de cooperação entre Reino Unido e Brasil na área de redes inteligentes

O evento faz parte do calendário GREAT Britain House

O evento faz parte do calendário GREAT Britain House (Divulgação)

No próximo Dia Internacional do Meio Ambiente, dia 5 de junho, às 13h45, a Embaixada Britânica no Brasil promove a conferência "Eficiência Energética - benefícios locais, impacto global", na sede da Federação de Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizada na avenida Joaquim Nabuco, Centro, Zona Sul de Manaus.

O evento celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente em Manaus, cidade onde um dos maiores desafios é conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. "A eficiência energética é um tema fundamental para Manaus, uma vez que a cidade vem apresentando elevados índices de crescimento e tem buscado realizar seu progresso através do uso ra cional e eficiente das fontes de energia", disse o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis.

A conferência discute os marcos regulatórios do mercado de energia e os incentivos disponíveis nos dois países para iniciativas de eficiência energética para indústria e consumidor residencial. O evento faz parte do calendário GREAT Britain House, iniciativa da campanha GREAT Britain que realizará cerca de 20 atividades durante o período da Copa do Mundo no Brasil.

Durante a conferência, o embaixador vai lançar o projeto "Applying UK Expertise to Develop a Smarter Grid" (Aplicando a Experiência do Reino Unido no Desenvolvimento de uma Rede Elétrica Inteligente). O objetivo é realizar um mapeamento aprofundado do cenário brasileiro de Energia e verificar os incentivos e barreiras para a implantação de sistemas de redes inteligentes, a fim de melhorar os níveis de eficiência energética no Brasil. Em março de 2016, será apresentado um relatório final com os resultados do estudo.

Parceiros nacionais envolvidos no projeto incluem a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Eletrobras. Seis empresas britânicas vão participar da conferência em Manaus, entre elas a Carbon Descent, Carbon Trust, Energy Saving Trust,Globosense, CGI e Dialight. Ao final do evento, haverá Rodada de Negócios entre empresas do Brasil e do Reino Unido, a fim promover parcerias.

Programação

A palestra de abertura será de Afonso Henriques Moreira Santos, Professor do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Universidade de Itajubá. O primeiro painel terá como foco a responsabilidade da indústria no uso racional de energia e, na sequência, será discutido o papel do consumidor residencial e das distribuidoras de Energia no incentivo a novos padrões de consumo. A importância da conscientização do uso racional de energia será debatida por Chris Dunham, diretor geral da Carbon Descent, consultoria que atuou em iniciativas do governo brasileiro durante a estruturação do Plano Nacional de Eficiência Energética. Participação confirmada também de Carlos Eduardo Cabral Carvalho, Assessor da Diretoria da ANEEL, Marcos Aurélio Madureira da Silva, presidente da Eletrobras Amazonas Energia, e Renata Falcão, superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site: http://www.greatbritainhouse.ukti.gov.uk/Energy-Efficiency-Manaus.aspx