Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

É hoje! Lembre como ficam os serviços em Manaus durante a Copa do Mundo

No meio da alegria e da torcida pela seleção, o comércio e os serviços de Manaus vão sofrer alterações; faça o seu planejamento

Praça de alimentação do Manauara Shopping

Praça de alimentação do Manauara Shopping (Divulgação)

Nesta quinta-feira (12), tem início o evento mais aguardado pelos brasileiros amantes do bom futebol: a Copa do Mundo. Sediada pela primeira vez no Brasil desde 1950, ela acontece em doze capitais pelo país afora, incluindo, pela primeira vez, uma da Região Norte: Manaus.

Se isso é motivo para reunião, festa e muita torcida – e é –, o fato é que o evento altera completamente a rotina da cidade. Pensando nisso, o Portal A CRÍTICA preparou um pequeno resumo de como ficam os horários do comércio e serviço em Manaus. Confira:

Unidades de saúde (Estado):

Urgência e emergência – A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou que, tanto nos dias de jogo do Brasil quanto nos dias de partidas do torneio que serão realizadas na Arena da Amazônia, todas as unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas.

Esta rede é formada por nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – para onde devem ser encaminhados prioritariamente os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito –, além de seis Pronto-Socorros, sendo três para o público adulto e três para o atendimento exclusivo de crianças.

Maternidades – Para o atendimento às grávidas, a rede estadual de saúde disponibiliza sete maternidades que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas.

Consulta agendada – No caso das unidades que atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Fundações de Saúde e Policlínicas –, estas terão o funcionamento organizado conforme a programação definida por meio de decreto do Governo do Estado, no último dia 28 de maio.

Desta forma, nos dias 12, 17 e 23 de junho, quando há jogos da seleção brasileira de futebol, o expediente nestes órgãos estaduais será suspenso às 12h, retornando no dia seguinte no horário regular. Já nos dias 18 e 25 de junho (quando, respectivamente, as seleções de Camarões X Croácia e Honduras X Suíça jogam na Arena da Amazônia), será ponto facultativo e não haverá atendimento nestas unidades.

Corpus Christi – O Governo também determinou ponto facultativo no dia 19 de junho, uma quinta-feira, em razão do feriado religioso de Corpus Christi. Neste dia, o funcionamento dos serviços de saúde segue a mesma organização: os serviços de urgência e emergência funcionando normalmente, em plantão de 24 horas, e as unidades que trabalham com agendamento de consulta terão o atendimento suspenso nesta data.

Hemoam – Já a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam)  realizou alguns ajustes na rotina de atendimento dos serviços da unidade, nos dias 14, 18, 22 e 25 de junho.

Nessas datas, os pacientes acompanhados pela unidade, que precisarem de atendimento de urgência e emergência, deverão se dirigir ao Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado na rua Mário Ypiranga (antiga Recife), em Adrianópolis. No horário das 10h da manhã às 22h, um médico especialista em hemoterapia, do corpo clínico do hemocentro, dará plantão no Pronto Socorro 28 de Agosto.

Nos dias 14, 18 e 25 de junho, o serviço de coleta de sangue será feito no Posto Avançado do Hemoam, que funciona na Maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste. Para reforçar o atendimento do Posto Avançado, duas Unidades Móveis do Hemoam serão deslocadas para a Ana Braga. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

Unidades de saúde (Município):

Com o aumento do fluxo de pessoas na capital, a Prefeitura vai reforçar a oferta dos serviços, garantindo o atendimento aos turistas, sem prejudicar as ações direcionadas à população local.

Entre as atividades está a intensificação das ações de imunização contra o sarampo, a rubéola, a caxumba, febre amarela e hepatite B. As atividades foram direcionadas, principalmente, aos grupos  considerados como de risco: trabalhadores do setor de turismo, transporte, alimentação, saúde, voluntários, além de profissionais do sexo.

Urgência e emergência – Em caso de incidentes, a Semsa elaborou planos de Urgência e Emergência, envolvendo diferentes setores. Isso permitirá o fortalecimento das ações de Urgência e Emergência para atender a demanda espontânea e/ou referenciada e regulada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Houve ainda a ampliação do número de ambulâncias. O serviço conta hoje com dez delas para o transporte inter-hospitalar, 34 Unidades de Suporte Básico (USBs) e sete Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Postos da Copa – Dentro da Arena da Amazônia, que tem capacidade para receber 44 mil pessoas, o atendimento está sob a responsabilidade da FIFA, que disponibilizará seis postos e 24 médicos durante os jogos. Nesse mesmo período, a Semsa também reforçará o quantitativo de ambulâncias na base do Samu, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da cidade.

Em outros pontos de Manaus, como no Complexo Turístico da Ponta Negra e avenida Itaúba, onde acontecerão eventos ligados à Copa do Mundo, estarão disponíveis Postos Médicos Avançados, com seis leitos, incluindo um leito de estabilização para casos mais graves, cada um.

Aderindo ao projeto-piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o DVisa também vai atuar dentro da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Quinze fiscais farão o acompanhamento da produção, transporte e consumo de alimentos durante os jogos.

Funcionamento – Todas as 330 Unidades de Saúde irão funcionar até às 12h nesta quinta-feira, quando ocorre o jogo do Brasil. Após o meio-dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) manterá plantão de 24 horas para atender a população. A Maternidade Moura Tapajós, localizada na Avenida Brasil, na Compensa, manterá integralmente suas atividades durante o feriado.

Demais serviços com ponto facultativo em Manaus:

Semmas – Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) o serviço de disque-denúncia (0800-092-2000) também será mantido no feriado, nos horários das 7h às 2h, de quinta a domingo, e das 7h às 19h, na segunda. O órgão também manterá equipes de fiscalização de plantão.

Coleta de lixo – A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) vai manter os serviços de coleta de lixo durante o feriado. Na quinta, os caminhões coletores vão circular normalmente, seguindo o expediente já estabelecido. Na sexta, já feriado da Paixão de Cristo, os serviços serão realizados em regime de plantão no 1º e 2º turno, mas voltam a funcionar em expediente normal no 3º turno, ou seja, a partir das 6h do sábado.

No domingo de Páscoa, o trabalho de coleta também será realizado seguindo cronograma de plantão nas principais vias. Já na segunda, feriado de Tiradentes, os trabalhos dos carros coletores seguem normalmente nos três turnos. A secretária pediu a colaboração da população para seguir o cronograma de despejo dos resíduos nos locais já estabelecidos.

Cultura – Em virtude dos feriados de Semana Santa, Páscoa e Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) informa que os espaços culturais estarão fechados no período, com exceção do Les Artistes Café Teatro, na avenida Sete de Setembro, 377, Centro, e do Parque Cidade da Criança, na avenida André Araújo, s/n, Aleixo, Zona Centro-Sul.

No Parque Cidade da Criança, haverá programação especial de Páscoa, no sábado e no domingo, das 10h às 20h. O espaço ficará fechado nesta quinta-feira Santa e sexta-feira da Paixão.

Já o Les Artistes ficará fechado no sábado e segunda. Na quinta, o espaço sedia a Oficina de Novos Editais, das 8h às 17h. Na sexta, o espaço será utilizado pela Cia Brasileira de Teatro, das 14h às 17h, e no domingo, a Companhia apresenta o espetáculo ‘Descartes com Lentes’, das 8h às 12h. O espaço terá, ainda, a exposição ‘Adoro Papel’, da International Paper.

Vale lembrar, que os parques Ponte dos Bilhares e do Mindu também estarão abertos ao público, respectivamente, das 7h às 23h e das 8h às 17h. Para quem quiser aproveitar o feriado para fazer compras, os camelódromos provisórios da Epaminondas, Miranda Leão e Floriano Peixoto estarão abertos normalmente na quinta e no sábado, na segunda  as atividades comercias se encerram às 15h.

Shoppings:

Em função da realização dos Jogos da Copa do Mundo 2014, o Amazonas Shopping funcionará em horário especial no mês de junho, principalmente nos dias dos jogos do Brasil. O passo inicial será dado a partir do dia 8 (domingo), quando todas as lojas, quiosques e praças de alimentação, iniciarão suas atividades mais cedo, às 12h.

No mês do Mundial, o Shopping abrirá neste mesmo horário também nos domingos seguintes (15 e 22) para que os clientes que vierem ao estabelecimento para almoçar possam aproveitar para realizar suas compras e se divertir.

Nas três partidas da Seleção Brasileira na fase inicial da Copa (12, 17 e 23 de junho), o Amazonas Shopping fechará as portas uma hora antes do início de cada partida e retornará uma hora após o término dos jogos.

Já nos dias de jogos a serem realizados aos fins de semana na Arena Amazônia – que fica a apenas cinco minutos do centro de compras –, o horário de funcionamento será estendido até às 23h, conforme especificado nas tabelas abaixo.

Manauara Shopping funcionará em horário diferenciado durante as partidas da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de Futebol. Na data que antecede a abertura da disputa, 11 de junho, o shopping funcionará excepcionalmente até às 23h e, durante os jogos do Brasil na primeira fase da competição, o centro de compras fechará 30 minutos antes de cada partida e abrirá 30 minutos após.

Nos dias de jogo, o funcionamento das lojas do Manauara será facultativo para as lojas até às 23h. O shopping terá seu funcionamento em horário normal nos dias de jogos da Copa na Arena da Amazônia.

Já o Millennium Shopping elaborou uma ação para as transmissões de todos os jogos da Copa na Praça de Alimentação e uma agenda especial para a transmissão dos jogos do Brasil.

O telão da Praça de Alimentação exibirá todos os jogos pelo período da Copa, atendendo sempre os horários de funcionamento do shopping, no entanto, excepcionalmente nos jogos do Brasil, o shopping encerrará temporariamente suas atividades 30min antes do início do jogo, retomando as atividades normais 30min após o final do jogo do Brasil.

O Manaus Plaza Shopping adota o expediente de fechar uma hora antes e reabrir uma hora depois dos jogos da Seleção, e também não terá o horário alterado pelas partidas de Manaus. O estabelecimento preparou a instalação de vários telões na Praça de Alimentação, para que os clientes não percam nenhum lance da Copa no Brasil.

Por fim, o Shopping Ponta Negra segue a mesma rotina.

Supermercados:

Os supermercados de Manaus irão fechar uma hora antes e retomar as atividades uma hora depois dos jogos da Seleção.

Comércio do Centro:

Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, os camelódromos irão funcionar das 8h às 14h. O funcionamento segue normal, até as 16h, nos dias de jogos da Copa, em Manaus, que acontecem nos dias de semana. Quando as partidas na Arena da Amazônia Vivaldo Lima forem realizadas no fim de semana, as portas dos camelódromos serão fechadas às 17h no sábado e às 13h aos domingos.

O horário de funcionamento do Mercado Municipal Adolpho Lisboa também passará por modificações. Nos dias de jogos do Brasil, o “Mercadão”, como é conhecido, encerrará as atividades ao meio-dia. Nos dias de jogos em Manaus, o funcionamento segue normal, das 6h às 17h.

As demais lojas darão expediente de seis horas em dias de jogo do Brasil.

PACs

Os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus vão funcionar a partir de 12h, nos dias 12 (quinta-feira), 17 (terça-feira) e 23 (segunda-feira), em virtude dos jogos da Seleção Brasileira.

Também haverá ponto facultativo às quartas-feiras, dias 18 e 25, devido os jogos que acontecerão em Manaus. No dia 19, não haverá expediente por ser feriado, de Corpus Christi.

Com exceção dos serviços relacionados ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que funcionam nos PACs Compensa, Alvorada, Cidade Nova, Porto e São José; e ainda da Casa da Justiça e Cidadania, também inserida no posto do São José, as demais unidades funcionarão normalmente nos horários estabelecidos pelo decreto.

Correios

As unidades dos Correios em Manaus vão funcionar excepcionalmente de 8h às 12h, nos dias de jogos da Seleção e quando houver partidas em Manaus. No interior, essa alteração se aplica somente aos dias de jogos do Brasil. De resto, o horário de funcionamento continua o mesmo: de 8h às 16h, tanto na capital quanto no interior.

Bancos

Os bancos em Manaus terão expediente de apenas quatro horas em dias de jogos da Seleção.