Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Lixo domina as ruas de Manaus no pós-feriado de Natal

Todo tipo de sobra da noite de terça (24), marcada pelas festas natalinas, foi descartado nas ruas. O acúmulo de resíduos mostrava que a população não sabia que o serviço de coleta havia sido suspenso

A Semulsp disse que orientou a população para que não colocasse os sacos de lixo na rua durante a quarta (25)

A Semulsp disse que orientou a população para que não colocasse os sacos de lixo na rua durante a quarta (25) (Euzivaldo Queiroz)

Manaus viveu nesta quinta-feira (26) uma manhã quase normal após o feriado do Natal se não fosse o excesso de lixo acumulado nas ruas. Assim como outros serviços públicos suspensos no dia 25, a coleta só foi retomada ontem.

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) disse que orientou a população para que não colocasse os sacos de lixo na rua durante a quarta-feira. O serviço foi paralisado a partir de 22h do dia 24, e voltou às 6h do dia 26. Mas o acúmulo de sacos de lixo e outros resíduos, nas ruas e nas lixeiras domésticas, mostrava que grande parcela da população não sabia que o serviço de coleta domiciliar havia sido suspenso.

Todo tipo de sobra da noite de terça-feira, marcada pelas festas natalinas, foi descartado nas ruas do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, por exemplo. Caixas de papelão, embalagens de presentes e sacolas plásticas com resíduos amanheceram acumulados e amontoado na rua dos Pinheiros.

Na rua Nelson Mandela, bairro Zumbi, também na Zona Leste, as lixeiras domésticas amanheceram sem espaço para mais sacos. O aposentado Raimundo Silveira, 71, disse que não sabia da suspensão da coleta. “Coloquei o lixo uma hora antes do horário que o carro coletor costuma passar. Mas hoje de manhã estranhei que os sacos ainda estavam na lixeira”, afirmou Raimundo.

Veículos

Também passada a correria que antecede os dias 24 e 25, motivada principalmente pelas compras de presentes, o trânsito na capital voltou a fluir normalmente ontem, inclusive em vias de áreas comerciais.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) constatou trânsito sem retenção nas avenidas Darcy Vargas, André Araújo, Coronel Teixeira e Rodrigo Otávio, entre 8h e 11h. As vias, localizadas perto de shoppings centers, registraram fluxo intenso de veículos nesses horários às vésperas do Natal.

Transporte

O transporte público voltou a operar com 100% da frota ontem. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), apenas 70% da frota operou na quarta (25). A movimentação na ponte Rio Negro e na barreira de fiscalização das rodovias AM-010 e BR-174 também era considerada normal ontem.