Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Aluno da Semed vence concurso de redação realizado nas 12 cidades sedes da Copa

O projeto escolheu um representante de cada uma das 12 cidades que são sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Como premiação, Carlos irá conhecer os pontos turísticos da capital carioca

Carlos cursa o 9º ano na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no bairro da União, zona Centro-Sul, e teve sua redação escolhida entre aproximadamente mil alunos

Carlos cursa o 9º ano na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no bairro da União, zona Centro-Sul, e teve sua redação escolhida entre aproximadamente mil alunos (Rodemarques Abreu )

Aluno da rede municipal de ensino, Carlos Alberto Rufino de Oliveira Neto, 14, é o vencedor de Manaus do concurso de redação "Copa do Mundo, o mundo em sua escola", desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O projeto escolheu um representante de cada uma das 12 cidades que são sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Como premiação, Carlos irá conhecer os pontos turísticos da capital carioca.

 Carlos cursa o 9º ano na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no bairro da União, zona Centro-Sul, e teve sua redação escolhida entre aproximadamente mil alunos, da faixa-etária de 12 a 14 anos, cursando o 8º e o 9º ano, das escolas da rede municipal de ensino. O título da redação escrita pelo aluno foi ‘Confiança e Esperança; suas medalhas da vida’.

Apesar do grande número de alunos participantes, o jovem se mostrou confiante desde o começo. "Quando a professora nos apresentou o projeto eu me interessei. Até porque gosto de estudar e gosto de esporte. No começo queria apenas participar, mas depois fiquei com vontade de ganhar. Em meu texto, eu procurei comparar o esporte com a vida", explicou Carlos Alberto.

Seleção

Em parceria com a escola, a OEI realizou, nos meses de fevereiro e março, oficinas de texto envolvendo os alunos. Ao final dos encontros, todos os alunos que participaram da seleção redigiram uma redação. Nesta segunda-feira, 31, a OEI informou a Semed que a redação de Carlos foi a selecionada.

A professora de Educação Física, Renata Araújo Bernascone, que aplicou o projeto na escola de Carlos, contou que eles tiveram pouco tempo para aplicar a apostila entregue pela OEI. Por isso, tinham que aproveitar todo o tempo vago. "Nós recebemos a apostila um pouco depois e, por isso, aplicamos o conteúdo do material de forma rápida, porém proveitosa para os alunos, para que eles não apenas concorressem, mas para que pudessem aprender com o esporte", informou.

A gestora Patrícia Barros informou que Carlos é um aluno aplicado e inteligente. Para ela, a conquista do estudante foi mais que merecida. "O adolescente se tornou o orgulho de todo o corpo docente da escola. Já esperávamos por ele ser um aluno exemplar. Isso nada mais é que um trabalho em conjunto com todos os professores", relatou.

 Como prêmio por ter sido escolhido, o representante de Manaus no projeto da OEI recebeu uma passagem para o Rio de Janeiro, para o período de 27 de abril a 2 de maio.

 Projeto

O desenvolvimento do projeto no Brasil, que envolveu alunos das 12 cidades que são sedes da Copa, está a cargo da OEI, do Ministério da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As atividades envolveram estudantes de 12 a 14 anos.


O objetivo do concurso é desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade, o raciocínio e a sensibilidade com relação aos valores universais e aos esportes como meio de praticá-los. O tema da redação foi "Aprendendo por meio do esporte".

*Com informações de assessoria de comunicação.